Unicentro em Coronel Vivida motiva retorno de quem precisou interromper os estudos

Jussara afirma que, se a Unicentro não estivesse em Coronel Vivida, dificilmente teria voltado a estudar (Crédito: Arquivo pessoal)

Jussara afirma que, se a Unicentro não estivesse em Coronel Vivida, dificilmente teria voltado a estudar (Crédito: Arquivo pessoal)

Instalada desde 2011 em Coronel Vivida, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) possibilita a muitas pessoas [do município e região] o retorno às salas de aula.

Maria Jussara Schiavini, por exemplo, é moradora da comunidade de Abundância e há mais de 30 anos havia concluído o Ensino Médio.

Ela prestou vestibular para a graduação em História e ingressou na Unicentro em 2017, em Coronel Vivida.

"Terminei o Ensino Médio em 1986. Contudo, neste intervalo de 31 anos, fiz vários cursos formativos e técnicos, por meio do Sindicato Rural de Coronel Vivida, e outras instituições", conta, completando que sentia a necessidade de ingressar também no Ensino Superior.

A acadêmica sempre buscava algo para estar em ativa, conciliando cursos com os afazeres e cuidados com a família.

"Com os filhos crescidos e mais tempo disponível, decidi ter a experiência de prestar vestibular pela Unicentro, que estava com inscrições abertas em Coronel Vivida".

Quanto à escolha pelo curso, ela afirma que foi aleatória, pois o importante era aprimorar seus conhecimentos.

"O curso de história é excelente. Fui feliz na escolha, porque abrange conhecimento muito amplo, sobre a construção histórica da humanidade, e também muito reflexiva para o presente. Acredito que este período está sendo de muito aprendizado, indagações pessoais e sociais", avalia, informando que, devido à pandemia, a sua turma deverá se formar em maio deste ano.

Ela recomenda o curso às demais pessoas que concluíram o Ensino Médio recentemente, bem como àquelas que, como ela, precisaram interromper os estudos.

"Recomendo, com certeza. Considero que todas as formas de estudos são válidas, para o nosso desenvolvimento pessoal. Entretanto, o conhecimento histórico acadêmico nos transforma em cidadãos mais críticos, nos sentimos parte da história vigente, conceituando o presente e o futuro com responsabilidade", declara, acrescentando que. se a Unicentro não estivesse em Coronel Vivida, dificilmente teria voltado a estudar.

Inscrições

Se você tem vontade de ingressar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, essa é a oportunidade. Porque seguem abertas, até nesta quinta-feira (4), as inscrições para o vestibular.

Além do curso de História, a instituição oferece também a graduação em Matemática. Ambas no período noturno e duração de quatro anos.

"Essa, com certeza, é uma oportunidade para os mais jovens e, da mesma forma, para aqueles que não seguiram com os estudos quando concluíram o Ensino Médio", diz o diretor do campus, Ismael Antônio Vannini.

Ele destaca que já existe organização de transporte dos estudantes, com vans e micro-ônibus, que se deslocam de outros municípios para o campus de Coronel Vivida. Por isso, essa é a chance de conseguir voltar às salas de aula.

Mais informações pertinentes ao vestibular e protocolos de organização estão disponíveis no site: www.unicentro.br.