Conheça nossos anunciantes: Autoescola Autêntica

A Autêntica está situada na rua XV de Novembro, 203, Centro de Coronel Vivida (Crédito: Portal Vividense)

A Autêntica está situada na rua XV de Novembro, 203, Centro de Coronel Vivida (Crédito: Portal Vividense)

Há mais de duas décadas formando não só motoristas, mas cidadãos conscientes no trânsito. Assim se resume a trajetória da Autoescola Autêntica, comandada pela família Teixeira, em Coronel Vivida.

Quem conta um pouco da história é o diretor/proprietário e instrutor prático, José Dilceu Teixeira; e a sua esposa e instrutora teórica, Silvana Terezinha Teixeira.

Natural de Campos Novos (SC), Dilceu chegou em Coronel Vivida em 1974. Atuou na empresa Imaribo S/A Indústria e Comércio [durante nove anos] e, em 1983, ingressou no então Banco Bamerindus — após HSBC — como bancário durante 15 anos; sendo que nos últimos cinco anos trabalhou como gerente na agência de Capitão Leônidas Marques, saindo do banco em 1999.

"Tínhamos outras opções de locais para instalação de uma autoescola, ramo este que fomos incentivados por amigos ex-bancários, que também haviam iniciado neste ramo. Entretanto, em virtude do conhecimento que tínhamos na cidade e verificada também a necessidade de uma empresa no ramo em Coronel Vivida [com outras propostas de trabalho, atendimento diferenciado para todas as classes sociais e veículos novos], assim encontramos nosso espaço e estamos há 21 anos no mercado. A opção de voltar para Coronel, inclusive, foi uma grande acertada", afirma Dilceu.

Nome

Em relação ao nome, ele diz que, tinham algumas ideias. "Queríamos um nome diferente, que realmente marcasse o nosso perfil e interesse numa prestação de serviços de qualidade. Então, numa reunião com Silvana e o nosso filho mais velho, José Dilceu Teixeira Junior, que tinha nove anos na época, decidimos pelo nome Autêntica, que não lembro quem realmente teve esta ideia, mas foi genial e diferente, pois apresentava de fato o que pretendíamos".

No início, conforme o diretor/proprietário, tiveram algumas dificuldades para iniciar as atividades. Porém, mesmo assim, não desistiram. "Contamos com muitos apoiadores e amigos para colocar em prática nosso projeto, aos quais inclusive somos muito gratos".

Estrutura

No começo das atividades, a empresa possuía um veículo adquirido 0 km e uma moto. Contudo, devido ao esforço da família Teixeira, houve bastante procura logo no primeiro mês de atendimento. Tanto que, com menos de 60 dias de funcionamento, foi necessária a aquisição de um segundo veículo [também 0 km], sempre buscando oferecer o melhor aos seus alunos.

Além de Dilceu e Silvana, a princípio faziam parte do quadro de colaboradores mais dois instrutores, o que não demorou muito para a contratação do terceiro profissional.

Quanto ao endereço, desde o início da sua trajetória, a Autoescola Autêntica está instalada no mesmo local. Contudo, durante esse período, houve algumas alterações em relação ao layout, buscando atender às portarias, para melhorar o atendimento, bem como outras necessidades de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Atualmente, a estrutura oferece uma sala para as aulas teóricas, a qual comporta até 32 alunos; três banheiros [dos quais um totalmente adaptado para pessoa com deficiência]; além das salas do diretor administrativo e da diretora de ensino teórico. Ainda, a Autoescola Autêntica possui cinco instrutores práticos.

Alunos

Ao longo desses 21 anos de Autêntica, já passaram em torno de 6.300 alunos para a primeira habilitação, alteração de categoria, renovações de CNH, etc.

De acordo com os diretores, não é raro que famílias inteiras [cada membro no seu tempo] tenham tirado a CNH na Autêntica.

"Isso se deve a um trabalho totalmente pautado na humanização para com os alunos. Dessa forma, acaba se tornando um dos nossos meios de divulgação, pois um vai indicando ao outro o tratamento e o trabalho que foi realizado consigo na escola", conta Dilceu.

Dos inúmeros fatos curiosos, ao longo desses 21 anos, um que marcou a história da empresa foi quando "um casal, já de idade, veio à autoescola e o esposo nos falou: "Se vocês ensinarem esta mulher a dirigir, dou um carro para ela". Então, falei para a senhora: "Vamos provar para seu esposo que a senhora é capaz e, assim, fazer com que ele lhe presenteie com o carro". E foi o que aconteceu. Ela foi aprovada e ele cumpriu com a sua palavra, presenteando-a com um veículo 0 km", relembra o diretor/proprietário.

Ele acrescenta que uma das coisas que certamente não tem preço, na autoescola ou centro de formação de condutores, é quando começam o trabalho com alunos que não têm conhecimento sobre veículo.

"Aqueles que ensinamos tudo, desde regular bancos, retrovisores e posição das marchas, por exemplo, e que são aprovados no teste final. Ver esse aluno dirigindo, às vezes passando em frente à autoescola e dando uma buzinada, um aceno para nós, isso nos deixa orgulhosos. Sobretudo quando são pessoas com mais idade [e são muitas], que precisam e não sabem. Que muitas vezes têm o carro na garagem, não sabem dirigir e dependem da boa vontade de familiares para o seu deslocamento. São essas pessoas que nos motivam, ainda mais, a darmos continuidade ao nosso trabalho", finaliza Dilceu.

Quer conhecer mais sobre a Autoescola Autêntica?

A empresa está situada na XV de Novembro, 203, Centro de Coronel Vivida. Os telefones para contato são: (46) 3232-1734 / (46) 3232-2404 / (46) 9 9117-2668. O e-mail é [email protected].

Um dos veículos utilizados nas aulas práticas (Crédito: Portal Vividense)

Outro veículo utilizado nas aulas práticas (Crédito: Portal Vividense)

A empresa sempre investindo no conforto dos alunos (Crédito: Portal Vividense)

Ônibus pertencente à frota de veículos para as aulas práticas (Crédito: Portal Vividense)

Recepção da Autoescola Autêntica (Crédito: Portal Vividense)

Sala para aulas teóricas (Crédito: Portal Vividense)

Pista de aulas práticas da Autêntica (Crédito: Portal Vividense)