DOCENTES E SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFPR CORONEL VIVIDA ESTÃO EM GREVE

Professores e servidores do Comando Local de Greve do campus Coronel Vivida (Crédito: Assessoria/Comando Local de Greve - Coronel Vivida)

Professores e servidores do Comando Local de Greve do campus Coronel Vivida (Crédito: Assessoria/Comando Local de Greve - Coronel Vivida)

Professores e servidores do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Coronel Vivida, aderiram à greve nacional dos trabalhadores do serviço público federal de educação. Até esta segunda-feira, dia 08, cerca de 50% do total de servidores do campus havia aderido ao movimento.

O Comando Local de Greve de Coronel Vivida destaca que, para 2024, o governo não apresentou proposta de reajuste salarial linear para as categorias, apenas incrementos nos auxílios, que são insuficientes, considerando os cálculos da inflação.

A categoria reivindica a inclusão de orçamento para recomposição salarial ainda em 2024, a reestruturação do plano de carreira dos técnicos-administrativos, o cumprimento do piso nacional do magistério, a garantia de reajuste de auxílio-alimentação, auxílio-creche e ressarcimento de saúde, a partir de maio deste ano.

A adesão à greve é um reflexo da insatisfação generalizada dos trabalhadores da educação federal em relação às políticas salariais e de valorização profissional empregadas pelo governo. As condições de trabalho e a valorização dos profissionais são fundamentais para garantir uma educação de qualidade no país.

Nos próximos dias, o movimento local da greve deve ganhar mais adesões por parte de professores e técnicos-administrativos do campus.

Atividades em andamento

O Comando Local de Greve está organizando uma série de atividades para as próximas semanas, tais como a realização de um Cinedebate com os estudantes do campus, conversa com a comunidade em locais públicos e articulações junto a representantes políticos da região. Além disso, uma página no Instagram foi criada para atualizar alunos e responsáveis sobre as atividades desenvolvidas e informações atualizadas sobre o movimento grevista. A página é @ifcvvnagreve.

Mesa de negociação

Está marcada para quinta-feira, dia 11, às 10 horas, uma nova mesa de negociação envolvendo o governo e sindicatos que representam as diversas categorias de trabalhadores da educação federal. A reunião vai ocorrer em Brasília e contará com membros do Ministério da Educação e do Ministério da Gestão e Inovação.