Evento reuniu mais de quatrocentos catequistas e lideranças em Coronel Vivida

Carta aberta do Congresso Decanal de Catequistas

Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

Pela presente carta, o Congresso de CATEQUISTAS do Decanato de São João, da Diocese Palmas Francisco Beltrão, reunidos (as) neste dia 28 de agosto de 2022, no município de Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná, vem expressar a alegria pela confraternização de mais de quatrocentos catequistas e lideranças que atuam junto as oito paróquias desse decanato (Paróquias dos municípios de São João, Sulina, Saudade do Iguaçu, Coronel Vivida, Verê, Itapejara D"Oeste, São Jorge e Chopinzinho).

Estamos felizes pelo encontro e confortáveis pela escolha oportuna dos elementos da natureza como temas de reflexão.

E foi refletindo sobre os elementos da natureza que, queremos nesse momento, pedir perdão de forma coletiva ao Deus Criador por todas as vezes que não tratamos o elemento TERRA como mãe, mas unicamente como fonte de lucro e que não cuidamos da ÁGUA como fonte de vida.

Pedimos perdão por todas as árvores que derrubamos ou que aceitamos calados e omissos a sua destruição, sabendo de sua importância na produção do AR que respiramos e do elemento FOGO que, em vez de significar luz e esperança, por vezes, o utilizamos para a destruição de florestas e de tantas outras formas de vida.

O Planeta Terra carinhosamente chamado de MÃE, tem sido cada vez menos respeitado pela sociedade contemporrânea que vem transformando as criaturas em objetos de produção e riqueza. Esquecendo o homem que é feito de terra (cf. Gn 2,7) e que seu corpo é constituido dos ELEMENTOS DA NATUREZA.

A "Encíclica Laudato Si", publicada pelo Papa Francisco (2015), alerta para mudanças climáticas catastróficas que já estão acontecendo em todas as partes do mundo. Alerta sobre as queimadas na Amazônia, sobre os rios secando, principalmente, nos Estados Unidos, na Europa e na China, cuja ideia de desenvolvimento até então nos parecia como exemplos de modernidade, mas que diante das forças da natureza fazem sucumbir suas ambições econômicas.

Muitos estudos científicos de instituições que atuam na região Sudoeste do Paraná vêm apontando dados extremamente preocupantes em relação ao meio ambiente. Desmatamentos irregulares, aterros sanitários inadequados, solos empobrecidos e muita contaminação por agrotóxicos, óleos, substâncias químicas e fezes humanas e animais são cada vez mais presentes nos rios que cortam as nossas comunidades.

Entretanto, se por um lado vemos tanta destruição e morte, por outro, novos caminhos hão de aumentar a resistência e superar as dores da natureza. Ações comunitárias, engajamento de lideranças de organizações sociais e políticos conscientes hão de se somar aos ensinamentos persistentes das tantas e tantos catequistas para construirmos juntos uma relação saudável e integral entre os seres humanos e todas as demais criaturas.

Finalizamos esse encontro manifestando sim nossa indignação contra aqueles que se apropriam dos elementos da NATUREZA apenas para satisfazer suas vontades próprias, mas felizes pelo encontro de tantas vozes de resistência, resiliência, esperança e sonhos.

Que nosso encontro fique na mente e no coração de cada catequista, padres, bispos, religiosos e religiosas, bem como lideranças que participaram e colaboraram nas mais diferentes formas e, que essa energia coletiva construída no dia de hoje nos anime cada vez mais a levar essa mensagem de filhos e filhas da TERRA a todos e todas, mas, principalmente, de nossos catequizandos e catequizandas, buscando apoiá-los a crescerem como seres humanos conscientes sobre a preservação da vida das pessoas e de todas as demais criaturas.

"Louvem o SENHOR, todas as suas criaturas, em todo lugar onde ele reina" (Sl 103,22).

Assinado por: CATEQUISTAS do Decanato de São João