SERVIDORES DO IFPR DE CORONEL VIVIDA ENTREGAM REIVINDICAÇÕES À DEPUTADA LUCIANA RAFAGNIN

Da assessoria do Comando Local de Greve/ IFPR Coronel Vivida

Da assessoria do Comando Local de Greve/ IFPR Coronel Vivida

Em evento realizado na tarde de quarta-feira, dia 10, no miniauditório da UTFPR de Pato Branco, os servidores que aderiram ao movimento grevista no Instituto Federal do Paraná, campus de Coronel Vivida, entregaram uma carta de solicitação para a deputada Luciana Rafagnin.

O documento contém as principais reivindicações do movimento grevista, tais como recomposição salarial, reestruturação do plano de carreira, cumprimento do piso nacional do magistério e reajuste de auxílios alimentação, saúde e creche. Além disso, o documento contém reivindicações locais, tais como a construção de um acesso seguro entre a rodovia PR-562 e o campus; construção de refeitório e auditório e concretização da mudança de tipologia de campus avançado para campus autônomo.

A entrega ocorreu durante reunião dos comandos de greve do IFPR e da UTFPR campi de Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. A ideia é que a deputada faça a articulação política com representantes do governo federal para intermediar as reivindicações.

Até o momento, cerca de 60% do total de servidores – entre docentes e técnico-administrativos em educação – aderiram à greve em Coronel Vivida. O movimento está acontecendo em diversas instituições públicas federais do país desde o fim de março.


Governo propõe mesas de negociação setoriais

Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), realizada ontem, em Brasília, o Ministério da Gestão e de Inovação em Serviços Públicos (MGI) propôs a abertura de 60 mesas setoriais de negociação com categorias de servidores públicos federais. Após pressão das entidades sindicais, uma cláusula que suspendia as negociações em caso de paralisações ou greves foi retirada de um termo de compromisso apresentado pelo governo.

Greve continua

O governo federal insiste na proposta de reajustar somente o valor dos auxílios, sem, contudo, atender às demais reivindicações das entidades que representam os servidores. Com isso, a greve continua. A mobilização nacional dos professores e técnicos das universidades e instituições federais terá uma semana decisiva a partir do próximo dia 15 de abril, quando novas assembleias serão realizadas para definir a adesão à greve.


Mobilização em Coronel Vivida

Em Coronel Vivida, uma série de atividades está sendo desenvolvida pelo Comando Local da Greve. Na terça-feira, a instituição receberá o professor Rafael Wild, da UTFPR de Francisco Beltrão e membro da Sessão do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior). Ele falará sobre a situação local do movimento grevista e a importância dessas manifestações para a melhoria das condições laborais dos trabalhadores em educação. Também está agendada a realização de panfletagem na feira do produtor. Além disso, o Comando Local enviará um representante para uma manifestação nacional em Brasília, nos dias 16, 17 e 18.