Pré-inscrições até amanhã para cursos de informática e formação de docentes em Coronel Vivida

Crédito: Arquivo/Ceab

Crédito: Arquivo/Ceab

Além dos cursos técnicos em Estética e em Alimentos, conforme já publicado pelo Portal Vividense nesta semana, em Coronel Vivida há outras três opções de cursos.

Dois deles, integrados, ou seja, destinados aos estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental: Formação de Docentes e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Ambos com duração de três anos, integrados ao Ensino Médio, e com aulas no período diurno no Colégio Estadual Arnaldo Busato (Ceab).

De acordo com a coordenadora do Formação de Docentes, Sandra Nize Rossetti, por ser profissionalizante, na conclusão desse curso o aluno também recebe diploma com habilitação para trabalhar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, nos anos iniciais.

"Nossos alunos têm a oportunidade, enquanto estão cursando, de serem contratados como estagiários para trabalhar nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de nosso município", observa a coordenadora.

Ela completa que o Formação de Docentes é certificado pelo Conselho Estadual da Educação e não só prepara os estudantes para atuarem na área da educação, "mas para a vida pessoal, acadêmica e profissional", afirma, informando que as pré-inscrições se encerram nesta sexta-feira (26).

Outro curso destinado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental é o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, certificado pelo Conselho Estadual de Educação e validado pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo a coordenadora, Eliete Marcolina, nesse curso [em que as pré-inscrições também se encerram nesta sexta-feira], os alunos aprendem o desenvolvimento de sistemas, com emprego de fundamentos de redes de computadores e internet; desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras na resolução de problemas computacionais; resolução de situações-problemas para o desenvolvimento de sistemas, com aplicação de fundamentos da computação e da tecnologia de informação. Tudo isso com aulas teóricas e práticas, além de viagens e visitas técnicas.

"É importante destacar a inovação tecnológica que aconteceu no colégio, em específico no curso técnico, em que agora operamos com um novo laboratório, com 20 computadores novos, impressoras 3D, impressora plotter, material de robótica, drones e tudo o que precisa para a iniciação na tecnologia".

Além desse laboratório, conforme Eliete, haverá outro voltado à programação, "também com 20 computadores novos e um que já existe na escola. Ainda, outro laboratório móvel. Ao todo, serão quatro laboratórios de informática operando em 2022. Acredito que a nossa escola está entre as mais bem aparelhadas do estado nesse sentido de inovação e renovação da parte de hardware da informática".

Técnico em Informática

O outro terceiro curso é subsequente em Técnico em Informática. Ou seja, destinado aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio e que ocorre à noite.

Conforme Eliete, com duração de um ano e meio, ele oferta noções básicas da informática; arquitetura de computadores; programação (desenvolvimento de sistemas); desenvolvimento de Web Sites; redes de computadores e configuração de servidores; banco de dados; suporte e manutenção de computadores. Tudo isso, com aulas também em laboratórios e acervo de livros, bem como por meio de cursos extraclasse, viagens e visitas técnicas.

"No subsequente, as pré-inscrições ficam em aberto até completar o número necessário para abertura da turma", diz a coordenadora, observando que já um bom número de reservas para esse curso.

Ela enfatiza a importância de ter um curso subsequente pós-médio, "para dar continuidade nos estudos. Além do Ensino Médio, ajuda muito na empregabilidade, haja visto que muitas empresas requerem bom conhecimento em tecnologia".

Pré-inscrições

Para se inscrever em um desses três cursos, basta entrar em contato com o Colégio Estadual Arnaldo Busato, por meio dos telefones: (46) 3232-1750 ou (46) 9 9904-2602. Também pessoalmente na rua Rosa Stedile, 520, centro de Coronel Vivida.

Os documentos necessários são os seguintes:

- RG

- CPF

- Comprovante de Benefício Federal (caso receba)

- Talão de luz (atualizado)

- Título de Eleitor (acima de 18 anos)

- Documento Militar (acima de 18 anos, sexo masculino)

- RG e CPF do responsável

- Declaração de aluno bolsista na rede particular, especificando o período em que recebeu o benefício

- Histórico Escolar e boletim do Ensino Médio

- Declaração de vacinação (menor de 18 anos)