Últimos dias para se inscrever no curso integrado Técnico em Alimentos, ofertado em Coronel Vivida

Créditos fotos: Arquivo/CFR

Créditos fotos: Arquivo/CFR

Que tal cursar o Ensino Médio e, ao mesmo, tempo aprender um ofício? Na Casa Familiar Rural (CFR) é possível. Isso porque, oferta em sua estrutura [situada na comunidade de Flor da Serra], em Coronel Vivida, o curso integrado Técnico em Alimentos.

Vinculado ao Colégio Estadual Arnaldo Busato (Ceab), o curso gratuito ocorre na CFR devido às aulas práticas e é destinado aos estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental.

Os interessados têm até nesta sexta-feira (26) para se pré-inscrever por meio dos seguintes contatos: (46) 9 9977-5588 / (46) 9 9917-1600, com a Casa Familiar Rural; ou (46) 3232-1750 / (46) 9 9904-2602, com o Colégio Estadual Arnaldo Busato.

Para se inscrever são necessários RG; CPF; comprovante de benefício federal (caso receba); talão de luz (atualizado); título de eleitor (acima de 18 anos); RG e CPF do responsável; declaração de aluno bolsista da rede particular (especificando período que recebeu o benefício); histórico escolar e boletim do Ensino Fundamental); e declaração de vacinação.

O que o curso oferta

Além das disciplinas regulares [como português, matemática, entre outras], o curso Técnico em Alimentos oferta conteúdos específicos — por isso essa denominação.

Os alunos aprendem, por exemplo, sobre o processamento e a conservação de alimentos; a auxiliar no controle de qualidade da indústria de alimentos, buscando as práticas de higiene; e a desenvolver práticas laboratoriais, buscando a qualidade físico-química, sensorial e microbiológica dos alimentos.

Também a planejar e coordenar atividades relacionadas à produção alimentícia, à aquisição e manutenção de equipamentos; e a executar e supervisionar o processamento e conservação das matérias-primas, bem como produtos da indústria alimentícia e bebidas.

Ainda, a sanitizar indústrias alimentícias e de bebidas; a controlar e corrigir desvios nos processos manuais e automatizados; a acompanhar a manutenção de equipamentos; além de participar do desenvolvimento de novos produtos e processos.

"Com isso, possibilita com que os profissionais atuem em laboratórios de laticínios; no controle de qualidade em empresas, como a Vibra ou similares a BRF, que trabalham com abate; no controle de qualidade, em supermercados, laticínios, abatedouros; fábricas de bolachas; enfim, qualquer indústria na área de alimentos", enumera Claudia Pitt, pedagoga da CFR.

Para isso, contam com aulas práticas, visitas técnicas e estágios, sendo que o curso funciona em regime de alternância, ou seja, uma semana na CFR (no internato ou não) e uma semana aplicando os conhecimentos na propriedade.

Entre em contato e aproveite essa oportunidade!