Primeiras doses exclusivas para adolescentes de 12 a 17 anos chegam ao Paraná

Foto Gilson Abreu/AEN

Foto Gilson Abreu/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu mais 229.320 vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech na noite desta sexta-feira (24). S√£o 129.870 segundas doses (D2) e 99.450 primeiras doses (D1) para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e defici√™ncia permanente.

Os imunizantes fazem parte da 53¬™ pauta de distribui√ß√£o do Ministério da Saúde e desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em S√£o José dos Pinhais, na Regi√£o Metropolitana de Curitiba, às 18h40 e 19h10. De l√°, as vacinas foram encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paran√° (Cemepar) para confer√™ncia. A distribui√ß√£o est√° marcada para o s√°bado.

As doses destinadas à D2 devem completar o esquema vacinal iniciado na 34¬™ remessa. Os imunizantes com a primeira dose desta pauta foram enviados para as Regionais de Saúde no início do m√™s de agosto. A nova orienta√ß√£o do Ministério da Saúde é que o intervalo de doses entre a D1 e D2 da Pfizer seja de 56 dias, ou oito semanas. Anteriormente, a recomenda√ß√£o indicava um prazo de cerca de tr√™s meses.

A 53¬™ pauta destinou ao Estado 284.570 vacinas contra a Covid-19. Além destas doses da Pfizer, a remessa inclui 55.250 vacinas da AstraZeneca para D2, que chegaram ao Paran√° ainda pela manh√£.

ADOLESCENTES

Este é o primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde com doses para imuniza√ß√£o de menores de idade. A Pfizer é a única vacina aprovada pela Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) para imuniza√ß√£o de adolescentes. No Paran√°, a vacina√ß√£o deste público j√° havia sido anunciada com a utiliza√ß√£o do remanescente da reserva técnica enviada em todas as remessas para os municípios.

Neste momento, seriam vacinados adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos e jovens de 17 anos, sem condi√ß√Ķes pré-existentes, considerando que as doses disponíveis nos municípios só atenderiam este público.

Após a decis√£o de seguir com a vacina√ß√£o de adolescentes, mesmo sem comorbidades, o Ministério da Saúde voltou a incluir a vacina√ß√£o deste público de forma indistinta no Plano Nacional de Imuniza√ß√Ķes (PNI) e garantiu que até dezembro todos os adolescentes devem ter recebido pelo menos a primeira dose do imunizante da farmac√™utica norte-americana.

Gilson Abreu/AEN