Neste sábado (16), por volta das 15h30, chegou em Pato Branco — sede da 7ª Regional de Saúde (7ª RS) — os insumos [seringas, agulhas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI)], para que seja feita a vacinação contra a covid-19.
A informação é do chefe da 7ª RS, Anderson Nezello, acrescentando que o material será disponibilizado para todos os 15 municípios pertencentes à regional.
Além de Pato Branco, ela abrange Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara D'Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino.
"Veio um caminhão escoltado de Curitiba, que também passa por Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel, com os insumos para iniciar o processo de vacinação já na semana que vem", informa.
Ele acrescenta que "foi um ato formal simbólico, mas que já está em execução, para devida organização e início da Campanha de Vacinação".
Grupos
A princípio, segundo ele, serão imunizados os profissionais de saúde, que estão diretamente ligados à situação do coronavírus — como profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nos pronto atendimentos.
"Não conseguiremos, neste primeiro momento, atender todos os profissionais de saúde, mas aqueles que estão mais vulneráveis, que apresentam risco maior de contrair a doença".
Ele acrescenta: "É uma questão de prudência, não diferente dos idosos, que estão em situação de maior risco, que estão nos lares de idosos, em casas/abrigo. Esses também serão vacinados agora. E os indígenas, que são também bastante vulneráveis, pois circulam bastante, não têm regramento com relação a higienização, distanciamento, enfim, a cultura deles é diferente".
Ainda, de acordo com o chefe, na medida em que forem chegando mais doses, elas serão destinadas aos demais grupos.
*Atualizada às 18h, do dia 16 de janeiro de 2021