Conheça nossos anunciantes: Casa Paulista

Dona Maria, juntamente com os filhos Júlio Arthur e Jasmine (Crédito: Portal Vividense)

Dona Maria, juntamente com os filhos Júlio Arthur e Jasmine (Crédito: Portal Vividense)

Considerada uma das primeiras lojas de Coronel Vivida, a história da Casa Paulista começou ainda em 1952. Antes mesmo do seu José Auache (em memória) e da dona Maria Joana Venson Auache se casarem.

Ambos são gaúchos [ela é natural de Caxias do Sul e ele de Erechim], porém se conheceram em 1951 em Concórdia (SC), onde seu José tinha um pequeno comércio de confecções.

Como os negócios não iam nada bem em Concórdia, seu José — seguindo o conselho do sogro de seu irmão, que disse que "Barro Preto tinha futuro" — resolveu se mudar no ano seguinte.

A princípio não foi nada fácil, pois a estrutura onde a loja passou a funcionar estava sendo construída pelo seu Ari Müller. Até então, seu José morava no hotel Danúbio Azul, do seu Lauro Muxfeld.

Como não tinha local físico para trabalhar, ele era mascate [vendia de porta em porta] e viajava para São Paulo adquirir as mercadorias. Justamente pela origem dos produtos, foi apelidado de seu "Paulista" pelos clientes, o que passou posteriormente a dar nome a esse que não é simplesmente um comércio, mas parte da história de Coronel Vivida.

Em dezembro de 1959, seu José abriu a loja física e tornou-se sócio de seu irmão e de sua cunhada, a qual ajudava a cuidar da loja, que a princípio funcionava aonde fica atualmente a loja Glamour.

Comércio

Dona Maria e seu José começaram a namorar em 1958. Em 1961, eles casaram e constituíram sua família em Coronel Vivida. Ela tinha 16 e ele 27 anos de idade. Como a sociedade se desfez, dona Maria assumiu a responsabilidade do comércio, enquanto seu esposo viajava para comprar mercadorias.

Mesmo com os filhos pequenos, ela conseguia cuidar dos negócios e, simultaneamente, dar a atenção necessária às crianças. "O espaço era muito pequeno, contava com apenas duas prateleiras. O balcão era feito com duas tábuas de madeira, cobertas com duas toalhas de plástico. Havia também uma prateleira de perfumaria, que se vendia muito na época", relembra.

Dona Maria conta que, aos poucos, a loja foi crescendo, alugando mais salas ao redor. "Passamos também a vender tecidos e, como aprendi a costurar aos 14 anos, depois comecei a fazer vestidos para noivas. Inclusive foram muitas, porque naquela época casava-se muito mais".

A empresária lembra que o estabelecimento funcionou no local até 1978, quando passou a atender no atual endereço. "Em 1982, fomos aumentando a construção e, com o tempo, toda a família se mudou e passou a morar sobre a loja".

Produtos

Além das roupas, aos poucos, a gama de produtos oferecidos na loja foi aumentando. Houve um período também em que a Casa Paulista comercializava calçados. Porém, depois parou de trabalhar com esse segmento, o qual hoje é a área de atuação de seu filho, que possui uma loja no mesmo prédio: a Marcelo Calçados.

Dona Maria recorda que produziu inúmeros vestidos de noiva e, como não havia nenhuma empresa do ramo no município, também acabava auxiliando nas decorações em igrejas para os casamentos.

Ela também foi responsável por confeccionar as cortinas do Colégio Estadual Arnaldo Busato. "Inclusive, as primeiras cortinas que fiz foram para o próprio colégio e, depois disso, não parei mais, pois os pedidos eram grandes. Inclusive para fora".

Atualmente, a Casa Paulista não trabalha mais com produção de vestidos de noiva. Contudo, possui fabricação própria de cortinas e artigos para decoração, atendendo demandas não só de Coronel Vivida, mas do Sudoeste. A produção fica por conta das suas cinco costureiras: Marli, Ivone, Edna, Nadiane e Eduarda.

Além disso, a Casa Paulista trabalha com ampla linha de enxovais, tecidos, bem como roupas feminina e masculina [tanto no adulto, como no infantil], com as vendedoras Dirce, Maria e Rozane.

A equipe — que tem a supervisão geral da dona Maria — conta com as colaboradoras do crediário [Francieli, Patrícia e Ingrid]; a zeladora Eliane; assim como o auxílio dos filhos Júlio Arthur [responsável pelas compras e viagens a São Paulo para buscar mercadorias] e Jasmine [responsável pelo RH da loja e parte administrativa]. Eles representam os demais sócios e irmãos: Mauro, Marcos e Marcelo.

"A empresa trabalha sob a ética de um conjunto de valores, que buscam o respeito e a valorização para com seus colaboradores e clientes. Além disso, honrando compromissos com fornecedores, bem como preservando a qualidade e a tradição", diz dona Maria.

Quer conhecer mais sobre os produtos que a Casa Paulista oferece?

A loja está situada na avenida Generoso Marques, Centro de Coronel Vivida. Além disso, no Portal Vividense a Casa Paulista tem três banners. Cada um deles redireciona para as redes sociais ou as fotos de alguns dos inúmeros produtos disponíveis na loja, que tem como lema: "Há mais de 60 anos, nossa família pensando na sua!". Clique e confira!

Em 1978, a loja passou a atender no atual endereço (Crédito: Portal Vividense)
Dona Maria, juntamente com a equipe de costureiras da Casa Paulista (Crédito: Portal Vividense)
Vendedoras e colaboradoras do crediário, juntamente com dona Maria e Jasmine (Crédito: Portal Vividense)
A loja conta com produtos diversificados, como roupas em tamanhos especiais (Crédito: Portal Vividense)
Ampla variedade de tipos, cores e estampas de tecidos (Crédito: Portal Vividense)