UFFS de Realeza faz live sobre covid-19 e trajetória feminina na Ciência

Divulgação/UFFS

Divulgação/UFFS

Debater sobre a disseminação da covid-19 no país, as pesquisas realizadas para compreender a evolução da doença e o trabalho de mulheres no enfrentamento à pandemia, estes serão os destaques da live promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza.

O evento on-line será realizado no dia 31 de agosto, às 19h, com transmissão pelo canal da Assessoria de Comunicação da UFFS - Campus Realeza, no YouTube.

Foram convidadas para abordar a temática pesquisadoras de reconhecimento nacional e internacional, entre elas a pós-doutoranda do Programa de Computação Científica (PROCC/Fiocruz-RJ), Raquel Martins Claro, que atua no monitoramento epidemiológico do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Rio de Janeiro; e a biomédica e doutoranda na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Ingra Morales Claro, uma das pesquisadoras do Instituto de Medicina Tropical da USP que ajudou a sequenciar o genoma do novo coronavírus em apenas dois dias. A rapidez dos resultados obtidos pela equipe do instituto foi amplamente noticiada.

Também participarão da live as professoras da UFFS – Campus Realeza, Jucieli Weber e Bárbara Tobaldini de Lima, que integram a Comissão de Enfrentamento Local da Covid-19 no Campus Realeza.

As duas coordenaram atividades de extensão universitária promovendo campanhas de conscientização no município de Realeza e nas redes sociais, auxiliando no monitoramento nas barreiras sanitárias, entre outros projetos relacionados ao combate da propagação do novo coronavírus.

De acordo com a mediadora do debate, a professora do Campus Realeza, Carla Zanelatto, o objetivo do evento on-line é apresentar a trajetória profissional e pessoal de mulheres que estão fazendo a diferença no enfrentamento da covid-19 e que atuam em universidades públicas do Brasil.

"Esse é, sem dúvida, um grande momento para a UFFS, pois poderemos debater um assunto emergente que é a covid-19 com estudiosas da USP, Fiocruz e da própria instituição. Isso também mostra o engajamento social e preocupação do Campus Realeza, mais uma vez, em trazer inovação e visibilidade para a região Sudoeste do Paraná", destaca.

Confirmar participação

Aos que desejam receber certificação, é necessário realizar inscrição pelo site: http://www.abre.ai/carlauffs. A transmissão será ao vivo, no dia 31 de agosto, às 19h, no canal da Assessoria de Comunicação da UFFS - Campus Realeza, no YouTube, e pode ser acompanhada por qualquer interessado. A participação é gratuita.

As temáticas evidenciadas serão a evolução e a disseminação epidêmica da SARS-CoV-2 no Brasil e do papel da vigilância nacional em saúde na pandemia.

"Esse também é um evento para todos os profissionais que estão atuando em combate à doença e que desejam aprofundar seus conhecimentos. Por outro lado, daremos ênfase sobre a trajetória feminina na ciência, as inúmeras barreiras encontradas pelas mulheres e os avanços obtidos ao longo do tempo", explica Zanelatto.

O diretor do Campus Realeza, Marcos Antônio Beal, enfatizou a relevância do trabalho realizado pelas pesquisadoras e a importância do debate para a região.

"É um orgulho para o Campus Realeza poder interagir com profissionais deste gabarito sobre um tema de tamanha relevância para o momento. Ocasiões como esta demonstram a preocupação e a seriedade com que temos enfrentado esta situação de pandemia tão difícil para a sociedade como um todo".