Paróquia São Roque implanta software para transmissão das celebrações

A primeira transmissão na Igreja Matriz por meio do software será a Santa Missa deste domingo, às 8h30 (Crédito: Jeferson Luis de Sena)

A primeira transmissão na Igreja Matriz por meio do software será a Santa Missa deste domingo, às 8h30 (Crédito: Jeferson Luis de Sena)

A partir deste domingo (2), os fiéis [que não puderem se deslocar à Igreja Matriz São Roque, em Coronel Vivida (PR), para as celebrações, devido à pandemia da covid-19] poderão acompanhá-las pelo software "Paróquia conectada". Até então, as transmissões ocorriam por meio de celular, em lives via página do Facebook da paróquia.

A novidade foi anunciada na sexta-feira (31), pelo pároco da Paróquia São Roque, Judinei Vanzeto, durante testes de imagem e de som feitos na instalação dessa ferramenta, que promete mais qualidade nas transmissões ao vivo, deixando a comunidade mais próxima da igreja.

"É uma novidade, em que foram instaladas algumas câmeras em nossa matriz: uma com visão geral; outras direcionadas aos ambões da Palavra, para a proclamação das leituras e do comentarista; outra aos cantores; além de câmeras com visão geral do presbitério; bem como focadas ao presidente da celebração e aos que estão concelebrando", enumera.

O pároco informa que a primeira transmissão na Igreja Matriz por meio dessa ferramenta será a Santa Missa deste domingo, às 8h30; assim como ocorrerá na celebração das 19h.

"Todas as nossas celebrações serão transmitidas por esse software, que durante esta semana poderá ser acessado ainda pela página do Facebook da Paróquia. Na próxima semana, entraremos também no ar por meio de um canal no Youtube. Queremos ter qualidade para ajudá-lo rezar, sintonizar mais com Deus, estando presente de alguma maneira na nossa matriz".

Festa em novo formato

Assim como as transmissões via internet das celebrações, que passaram a ser feitas devido ao coronavírus, o qual assola o mundo, a 66ª Festa de São Roque ocorre em formato diferente das demais edições. O evento iniciou ainda no mês de julho, quando as imagens do padroeiro começaram a percorrer os lares, as comunidades e os estabelecimentos comerciais vividenses.

Durante essas visitas são realizadas "orações votivas, em que se pede a São Roque a intercessão de proteção contra males infecciosos e virais", explica Vanzeto, informando que ao todo são sete imagens disponíveis na secretaria paroquial e as reservas podem ser feitas até o final deste mês, pelo telefone: (46) 3232-1406.

"A imagem deve ser retirada às 8h e devolvida às 17h, uma vez que no período noturno são realizados os procedimentos de higienização com álcool em gel, obedecendo os protocolos por conta da covid-19", orienta.

Semana da família

Além das visitas das imagens, a festa conta com ampla programação religiosa, sendo que uma delas terá início neste sábado (1º) e segue até o dia 15 de agosto, com transmissão ao vivo do "Terço mariano e oração de São Roque", na Igreja Matriz [sempre às 18h].

Entre os dias 8 e 15, por sua vez, haverá a Semana da Família, sendo que no próximo sábado (8), às 19h, ocorrerá a primeira celebração com a Missa Jovem e "Live em homenagem aos pais", promovida pela Pastoral da Juventude Paroquial.

Ainda, durante a programação da Festa de São Roque, entre 9 [Dia dos Pais] e 15 de agosto, sempre às 19h, haverá celebração na Igreja Matriz, dentro da "Semana da Família", com o tema geral: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Josué 24, 15).

Por fim, no dia 16 de agosto, às 9h, será realizada celebração eucarística em honra ao padroeiro, em que "os paroquianos vão participar dentro de seus carros, estacionados no campo do Complexo Esportivo Barro Preto, seguindo as determinações do Decreto Municipal de cuidado com a saúde das pessoas em prevenção ao coronavírus", informa Vanzeto, acrescentando que a missa será transmitida pela Rádio Vicente Pallotti FM 88,7.

O pároco explica que os fiéis receberão a comunhão em seus veículos e, ao final da missa, "iremos sair em procissão pelas ruas da cidade com a imagem de São Roque".

Ele ainda lembra que, em relação as missas presenciais, a paróquia vem obedecendo aos protocolos de saúde, com limitação de 25% da capacidade de lotação de fieis, conforme Decreto Municipal vigente. Assim, a secretaria paroquial realiza tanto a distribuição de senhas para as missas, como a reserva por telefone.

Prendas

Quanto a arrecadação das prendas, o pároco informa que também precisou passar por ajustes, devido a covid-19. "Neste ano, as famílias estão recebendo envelope para oferecer uma contribuição generosa em sinal de gratidão a Deus. Estamos chamando de "Com São Roque, a Festa da Partilha"".

Segundo ele, consequentemente, não haverá a venda dos tradicionais produtos, como cucas, pães, bolachas e pasteis. Não só pelo fato de não haver arrecadação de prendas, mas também por conta de que os responsáveis pela produção integram grupos de risco, em relação ao coronavírus. Pelos mesmos motivos, o Conselho Paroquial decidiu que não haverá o churrasco da Festa de São Roque.

Expectativa

O ano de 2020 tem sido muito delicado para toda a humanidade, em vários aspectos, e todos precisaram se reinventar. Assim, padre Judinei Vanzeto deixa sua mensagem sobre a expectativa para a Festa de São Roque desse ano, tendo em vista o atual momento.

"A Igreja é viva e é constantemente animada pela força e criatividade do Espírito Santo, tendo seu ápice na Eucaristia. A minha expectativa esse ano consiste na vivência de Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículo 42. "Os primeiros cristãos eram perseverantes em ouvir os ensinamentos dos apóstolos, na fraternidade, na partilha do pão e nas orações". Inspirado nos primeiros cristãos, a Paróquia São Roque [com suas 56 comunidades] é convidada a uma festa da partilha. Quem sabe nas futuras festas do padroeiro ninguém venda, nem compre nada; e possamos nos reunir para partilhar, além da Eucaristia, o alimento no Centro Comunitário. Tudo gratuito, fruto da verdadeira vivência cristã da partilha, conforme a Palavra de Deus. Pois a fé nos leva a olhar para Cristo Jesus, o mesmo que São Roque entregou sua vida e creditou providências".

Sobre São Roque

No Brasil, na cidade de São Roque, interior de São Paulo, localiza-se a principal Igreja consagrada ao Santo. Ainda, é onde se encontra uma relíquia: uma parte de seu braço. O município de Coronel Vivida também o tem como seu Padroeiro, sendo que o Dia de São Roque é comemorado em 16 de agosto.

Ele nasceu em 1295, provavelmente em Montpellier, na França. Quando veio ao mundo, todos ficaram bastante surpresos por causa de uma marca em seu peito: uma cruz vermelha.

Era de família nobre, distinta e abastada. Seu nascimento foi uma grande bênção de Deus. Foi fruto e resultado de muita oração. Sua mãe [chamada Libéria] era muito devota da Nossa Senhora.

Tanto que pedia insistentemente à Nossa Senhora a graça de poder ter um filho, mesmo já estando em idade avançada. E ela foi atendida. Por isso, imensamente grata a Deus e a Nossa Senhora, dedicou-se à educação de seu amado Roque. Ela soube incutir nele a linda devoção a Nossa Senhora.

Roque ficou órfão dos pais quando tinha entre 15 e 20 anos, e herdou uma fortuna. Porém, como cristão convicto educado por sua mãe, Roque desejava viver na pobreza, em imitação a Cristo. Assim, quis repartir todos os seus bens entre os pobres. E ia fazer isso em segredo, como disse Jesus. A pouca idade, porém, não permitia que ele se dispusesse de seus bens. Então, confiou tudo a um tio. Depois, partiu sem nada para a cidade de Roma e foi mendigando ao longo do caminho.

Sofrimentos e vitórias

São Roque viveu por três anos na cidade de Roma. Passava muito tempo em oração na tumba dos apóstolos. Lá ele contraiu a praga e, para não ocupar mais um leito no hospital, arrumou um lugar na floresta para esperar a morte. Pela graça de Deus, ele viu nascer ali, bem perto da cabana onde vivia, uma pequena fonte de água límpida e cristalina. Ao beber e se lavar nas águas, sentia grande alívio em suas feridas.

Outro fato interessante foi que um cachorro o encontrou e começou a levar pão para São Roque. O dono do cão, notando a regularidade com que o animal fazia isso, seguiu-o e encontrou o santo. Roque ficou curado da doença e conseguiu a conversão de seu benfeitor. Então, ele ficou um tempo em Piacenza e curava os doentes.

Chegando à Toscana, em Aguapendente, na Itália, viu a grande mortalidade causada pela peste. Então, pediu permissão ao administrador do hospital para assistir aos doentes. Logo que Roque se pôs entre os enfermos, cessou a epidemia em toda a cidade. O mesmo aconteceu em Cesena e em outras localidades. Ele curou muitos fazendo apenas o sinal da cruz. Dizia-se que a peste fugia de Roque.

Provação

Ao retornar a Montepellier, sua terra natal, não o reconheceram e acabou preso. Pensavam que era um espião disfarçado de peregrino, pois havia uma guerra civil. Ele ficou na prisão por cinco anos.

No dia 16 de agosto de 1327, foi encontrado morto em sua cela e, então, realizou seu primeiro milagre depois de morto. O carcereiro, que era manco desde o nascimento, ficou curado ao tocar o corpo de São Roque com o pé, para ver se estava vivo, dormindo ou se estava morto. Ao tirarem sua roupa para sepultá-lo, foi reconhecido por causa da cruz marcada em seu peito.

Devoção a São Roque

No Concílio de Constance (1414-1418), a praga ainda ameaçava a população. Os dirigentes pediram a proteção e a intercessão de São Roque e a praga acabou. Por isso, sua canonização e seu culto foram aprovados rapidamente. As relíquias de São Roque foram levadas para Veneza. Ele é reverenciado e invocado na França e na Itália como protetor contra doenças e pragas.

Por tudo isso que São Roque é representado com um cachorro ou como um peregrino usando capa, chapéu, botas e, às vezes, segurando um cajado. Como protetor dos cães, é mostrado com o cachorro lambendo suas feridas.

Oração a São Roque

São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, dai-nos paciência no sofrimento e na dor.

São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas e virais. Por isso, hoje, rezo especialmente por uma pessoa muito querida (dizer o nome da pessoa), para que fique livre do seu mal.

Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me ajudá-los em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento.

Senhor, peço por intercessão de São Roque, pelos doentes dos hospitais, alívio das dores e dos sofrimentos. Eu me comprometo de também agir na caridade com aqueles que sofrem.

São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros, os intensivistas de UTI, os atendentes de hospitais, os voluntários e os cuidadores dos doentes. De modo especial, curai as feridas expostas e as doenças graves.

São Roque, livrai-nos das infecções e das doenças virais.

São Roque, rogai por nós. Amém!