MELHORIAS EM INFRAESTRUTURA E MUDANÇA NA TIPOLOGIA DO CAMPUS SÃO ALGUNS PONTOS TRATADOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DO IFPR DE CORONEL VIVIDA

Fotos: Portal Vividense

Fotos: Portal Vividense

Atendendo à determinação do Ministério da Educação e com o objetivo de ouvir a comunidade, para elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Coronel Vivida realizou, na noite desta quinta-feira (30), audiência pública no Centro Cultural Benedito Rakowski, em Coronel Vivida.

Dezenas de pessoas — entre estudantes, pais, servidores, comissão central do PDI da Reitoria do IFPR, prefeito e vereadores, além de membros de toda a comunidade de Coronel Vivida e região — participaram da produção desse documento, que servirá como guia do IFPR em relação à missão, objetivos estratégicos e diretrizes pedagógicas a serem seguidos nos próximos cinco anos.

Conforme o diretor do campus, Paulo Fortes Junior, vários foram os pontos tratados na audiência. Contudo, ele destacou a parte de infraestrutura, que "há muitas carências ainda, como uma área de refeitório; também a quadra esportiva, que precisa de vestiários; e a ampliação da parte de atendimento aos alunos".

Outro ponto que o diretor ressaltou foi referente à alimentação escolar. "Temos um programa de alimentação escolar, mas que não contempla a totalidade dos dias letivos. E isso é necessário, que possamos oferecer alimentação todos os dias aos alunos".

Além disso, de acordo com o diretor, foi tratado sobre a tipologia do campus. "Hoje somos um 'Campus avançado 23', ou seja, somos 20 professores e 13 técnicos administrativos. Os 13 técnicos ainda não foram completos; temos a necessidade de receber mais três técnicos. E essa equipe é fundamental para o andamento da instituição. Então há uma sobrecarga de trabalho em relação aos técnicos. Assim, mudando a tipologia, passaríamos a ser um 'Campus 40/26', podendo chegar a 40 professores e 26 técnicos, o que aumentaria a nossa capacidade de atendimento à comunidade. Estamos na luta para conseguir isso. Houve um comprometimento da Reitoria, com essa batalha nossa".

Ainda, segundo Paulo Fortes Junior, embora a audiência tenha se encerrado, a comunidade pode continuar colaborando na elaboração do PDI até o dia 10 de abril de 2023, por meio do formulário https://bit.ly/3GsNQuP. "Após a elaboração, vamos correr atrás da concretização das metas elencadas, buscando recursos, bem como apoio de entidades e no meio político", finalizou.