ALUNOS DO IFPR DE CORONEL VIVIDA SÃO DESTAQUE NA REDAÇÃO DO ENEM

Crédito: Setor de Comunicação / IFPR Coronel Vivida

Crédito: Setor de Comunicação / IFPR Coronel Vivida

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) publicou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com a divulgação das notas, os candidatos puderam ter acesso ao seu desempenho no maior vestibular do país e dimensionar a possibilidade de ser aprovado em curso de graduação por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificado, que seleciona estudantes para as universidades públicas.

O IFPR – campus avançado de Coronel Vivida só tem a comemorar a divulgação das notas. Os estudantes egressos de 2022 tiveram um excelente resultado na Redação do Enem. Essa é uma das partes mais temidas da prova, pois exige que os alunos tenham conhecimentos sobre conteúdos acadêmicos e problemas que afligem a sociedade. O tema da prova do ano passado foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Doze estudantes tiveram notas acima de 800 pontos e, desses, quatro atingiram nota acima de 900. O máximo é 1.000 pontos.

Os ótimos resultados são uma combinação de trabalho interdisciplinar, desenvolvido por todos os docentes do Instituto, que abordam, em suas disciplinas, temas de relevância para a sociedade e a análise e produção de gêneros textuais. Esse conteúdo estimula a leitura, reflexão e produção textual dos estudantes.

No Enem, a banca de avaliação analisa cinco competências na redação: domínio da escrita formal, compreensão do tema, seleção de argumentos para defesa de ponto de vista, coesão e coerência e proposta de intervenção com defesa dos direitos humanos. A somatória de cada competência gera a média da redação.

Confira os alunos que tiveram destaque na prova:

Mauro Cella – 820

Pedro Zanatta – 920

João Baranzelli – 900

Emanuel Boaretto – 920

Débora Siqueira – 920

Lucas Fabiane – 880

Kevyn Zornitta de Quadros – 840

Eloisa Mattje – 860

Maria Clara Miglioranza – 840

Camila Maria Colla – 860

Luiz Felipe Segobia Furlanetto – 880

Cecília Luíza – 820