Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) publicou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com a divulgação das notas, os candidatos puderam ter acesso ao seu desempenho no maior vestibular do país e dimensionar a possibilidade de ser aprovado em curso de graduação por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificado, que seleciona estudantes para as universidades públicas.
O IFPR – campus avançado de Coronel Vivida só tem a comemorar a divulgação das notas. Os estudantes egressos de 2022 tiveram um excelente resultado na Redação do Enem. Essa é uma das partes mais temidas da prova, pois exige que os alunos tenham conhecimentos sobre conteúdos acadêmicos e problemas que afligem a sociedade. O tema da prova do ano passado foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
Doze estudantes tiveram notas acima de 800 pontos e, desses, quatro atingiram nota acima de 900. O máximo é 1.000 pontos.
Os ótimos resultados são uma combinação de trabalho interdisciplinar, desenvolvido por todos os docentes do Instituto, que abordam, em suas disciplinas, temas de relevância para a sociedade e a análise e produção de gêneros textuais. Esse conteúdo estimula a leitura, reflexão e produção textual dos estudantes.
No Enem, a banca de avaliação analisa cinco competências na redação: domínio da escrita formal, compreensão do tema, seleção de argumentos para defesa de ponto de vista, coesão e coerência e proposta de intervenção com defesa dos direitos humanos. A somatória de cada competência gera a média da redação.
Confira os alunos que tiveram destaque na prova:
Mauro Cella – 820
Pedro Zanatta – 920
João Baranzelli – 900
Emanuel Boaretto – 920
Débora Siqueira – 920
Lucas Fabiane – 880
Kevyn Zornitta de Quadros – 840
Eloisa Mattje – 860
Maria Clara Miglioranza – 840
Camila Maria Colla – 860
Luiz Felipe Segobia Furlanetto – 880
Cecília Luíza – 820