MARI XAVES É UMA DAS PIONEIRAS DA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE CORONEL VIVIDA

Seguindo com a série "Mãos que fazem", hoje contamos a história de Maria Salete Ferreira de Xaves (Mari), agricultora e produtora de panificados em Coronel Vivida

Crédito: Marti Donel

Crédito: Marti Donel

Maria Salete Ferreira de Xaves (Mari) é mais uma das mulheres que fazem parte da feira da agricultura familiar de Coronel Vivida, e que participa do grupo desde o início das atividades, há mais de 12 anos.

Natural de Coronel Vivida, ela é casada com Dirceu Rodrigues de Xaves e moram na comunidade de Caravággio há 23 anos.

Desde criança, Mari trabalha com a agricultura, ofício que herdou de seus pais e que hoje continua desenvolvendo juntamente com Dirceu. Soja, feijão e milho, assim como leite, sempre foram as principais produções da família.

Contudo, há mais de sete anos, o casal também começou a produzir morangos; e, em 2021, iniciou a produção de tomates; ambos orgânicos.

"No início, o cultivo era feito com os morangos plantados no chão. Porém, faz uns dois anos que começamos a cultivá-los de forma suspensa", conta Mari, completando que "a ideia dos morangos surgiu por meio de programas da cooperativa Cresol, que consistiam em incentivar o cultivo variado na propriedade, dessa forma, buscando agregar renda às famílias".

Segundo ela, "a família foi acompanhada por um período, para que pudessem ter toda a assistência e obtivessem sucesso na produção".

Hoje, Mari diz que as principais fontes de renda do casal são o cultivo dos morangos (comercializados na feira da agricultura familiar) e a produção de leite, vendida para um laticínio.

Feira

Não são apenas os morangos e os tomates que Mari e Dirceu vendem na feira da agricultura familiar, que ocorre na praça José Auache, em Coronel Vivida, nas quartas e sextas-feiras.

"Também vendemos feijão, milho verde, amendoim; além de alguns panificados e doces, como trufas, cocadas, entre outros".

Ela conta que, infelizmente, em 2019, a família perdeu quase tudo em um incêndio. "Só não queimou os utensílios de cozinha, utilizados nos preparos dos produtos da feira, pois alguns vizinhos chegaram e conseguiram salvá-los", relembra, agradecendo-os.

Para Mari, o grupo de feirantes é uma segunda família. Ela também considera a feira muito importante, "pois é onde conseguimos colocar os produtos que produzimos e ter uma renda a mais", finaliza.

Agradecimento à Floricultura Flores e Cia, em Coronel Vivida, pela gentileza em disponibilizar o espaço para as fotos.

Quer saber mais sobre a série "Mãos que fazem"? Clique no link abaixo:

https://portalvividense.com/noticia/8556/projeto-maos-que-fazem-contara-historias-das-mulheres-da-feira-da-agricultura-familiar-de-coronel-vi.html