SECRETARIA DA SAÚDE CONFIRMA QUATRO NOVOS CASOS DE MPOX NO PARANÁ

Secretaria da Saúde

Secretaria da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (30) mais quatro casos de Mpox no Paraná. Eles foram registrados em Curitiba, Araucária, Pinhais e Colombo.

Ao todo, o Estado soma 278 diagnósticos positivos da doença, 924 descartados, 149 suspeitos e nenhum óbito. Dentre os casos confirmados, 263 são homens e 15 são mulheres. A faixa etária da maioria das confirmações abrange dos 20 aos 39 anos.

MPOX

Para evitar o uso de linguagem racista e estigmatizante, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou na segunda-feira (28) a adoção do nome Mpox para a doença. Com a nova determinação, os dois nomes poderão ser utilizados pelo prazo de um ano, até a extinção total do nome inicial.

SINTOMAS

A Mpox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Confira AQUI o boletim completo.