CORONEL VIVIDA DIVULGA DADOS SOBRE O HIV

Enfermeira responsável pelo setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Adineia Gubert, também destaca sobre a prevenção e os testes rápidos

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Esta quinta-feira, 1° de dezembro, é o Dia da Luta contra a AIDS. Com isso, o setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Coronel Vivida divulgou dados referentes ao município.

Conforme a enfermeira responsável pela Epidemiologia, Adineia Gubert, atualmente, Coronel Vivida tem 38 pessoas que convivem com o HIV e que podem estar evoluindo para a AIDS.

Dessas, 22 são do sexo feminino e 16 do sexo masculino. Em relação a faixa etária, três pessoas têm idades acima de 60 anos, uma tem 16 anos e as demais têm idades entre 18 e 50 anos.

Segundo Adineia, referente às gestações que ocorreram, dez crianças estão sendo acompanhadas, pois foram expostas ao vírus do HIV.

"Felizmente, até então nenhuma delas desenvolveu o vírus do HIV. Porém, seguem sendo acompanhadas até os cinco anos de idade. O diagnóstico, para saber se o vírus se desenvolveu ou não, só é possível com 1 ano e 6 meses de idade".

A enfermeira faz um alerta sobre o vírus, já que se trata de uma doença sexualmente transmissível ou que pode ser transmitida pelo contato com o sangue, seja por um ferimento, ou outra situação.

"O alerta é sobretudo aos adolescentes, que estão justamente na fase de conhecimento da sexualidade e curiosidade de novas experiências; e, muitas vezes, acabam não usando preservativo, podendo contrair DSTs, ISTs e até mesmo o HIV".

Ela acrescenta: "O pedido é para que se protejam, tanto adolescentes como adultos, pois, em todas as unidades de saúde, existem preservativos à disposição de forma gratuita; assim como em postos de combustíveis".

Testes

Sobre o diagnostico de HIV, Sífilis e as Hepatites B e C, Adineia informa que todas as unidades de saúde têm disponível o teste rápido.

"É um teste seguro. Em questão de 10 a 15 minutos, a pessoa já tem o resultado. Para a realização desse teste, existe toda a questão da ética e do sigilo. Dependendo do resultado, o paciente é encaminhado imediatamente para consulta médica, para o devido acompanhamento e tratamento".

Ação

Adineia destaca também que, nesta sexta-feira (02), no período da manhã, haverá uma ação alusiva à data, na praça central.

"Serão distribuídos folders, juntamente com preservativos, com o intuito de orientar a população vividense a respeito da prevenção e os cuidados necessários quanto ao vírus HIV".