'JÁ VENDEMOS 880 PASTEIS EM APENAS UM DIA', DIZ LORE, PRODUTORA DA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM CORONEL VIVIDA

Seguindo com a série "Mãos que fazem", hoje contamos a história de Loreci de Rezende Zuck Foppa, agricultora e produtora de salgados em Coronel Vivida

Crédito: Marti Donel

Crédito: Marti Donel

Loreci de Rezende Zuck Foppa (mais conhecida como Lore) é natural do município de Palmas (PR). Quando tinha 12 anos, seus pais se separaram e, com isso, ela foi morar com a sua tia na comunidade de Santa Terezinha, interior de Coronel Vivida (PR).

Com o passar dos anos, ela se casou com o Guiomar Foppa, com quem teve três filhas: Ellen, Karen e Evelyn. O casal continua morando na mesma comunidade, ao lado da casa da sua tia.

Lore é uma das mulheres que trabalha na feira da agricultura familiar, que ocorre nas quartas e sextas-feiras, na praça José Auache, em Coronel Vivida.

Ela conta que sempre trabalhou no campo; sendo que, antigamente, o leite era a principal atividade da família, o qual era vendido ao laticínio. Inclusive, ela foi presidente, durante vários anos, de uma cooperativa de leite no município.

Lore diz que essa produção continua sendo realizada na propriedade do casal. Contudo, há sete anos, ela resolveu também trabalhar com panificados.

"Minha filha (Evelyn) engravidou em 2015. Para dar o suporte que precisava, decidimos investir em uma cozinha em nossa propriedade, para que ela pudesse trabalhar em casa mesmo. Assim, começamos com os panificados", resume.

Na sequência, Lore foi convidada para participar da feira da agricultura familiar. Ela conta que, naquele tempo, a feira ocorria uma vez a cada 15 dias e a população solicitava que fosse semanal.

"Como a quantidade de feirantes que havia naquele tempo não conseguia realizar feiras semanais, o então chefe da Vigilância Sanitária daquela época, Miguel Carli (em memória), sugeriu que fosse criado um segundo grupo de agricultoras. Assim, foram feitas reuniões entre a Prefeitura, a Cresol e as feirantes; e, a partir disso, foi criado um segundo grupo, para o qual fui convidada a participar".

Produção

A princípio, Lore comercializava vários tipos de panificados, os quais eram produzidos por ela e a sua filha. Como Evelyn precisou morar na cidade para estudar, hoje a produção é feita por Lore e Guiomar; tendo como foco para a feira os pasteis, bem como encomendas de pães e cucas.

"Guiomar continua com a produção de leite, mas me auxilia com a produção dos salgados (que hoje é a nossa principal fonte de renda). Além do que é vendido na praça, fazemos salgadinhos diversos para festas; e entregamos produtos para a merenda escolar, nas escolas municipais e estaduais, como bolacha, pão, cuca e macarrão caseiros", destaca, completando que o trabalho ocorre de segunda a segunda.

Receitas

Sobre as receitas dos produtos que comercializa, Lore revela que algumas aprendeu ao longo da vida e, outras, "peguei da internet e acabei aprimorando-as".

Já a receita dos famosos pasteis — que são sucesso na feira, feitos pelas mãos da Lore e da Aurilda Guares (Preta), que em breve terá a sua história contada também no Portal Vividense —, foi passada por uma vizinha.

Ela conta que, a princípio, os pasteis eram feitos somente em casa, para a família. Porém, depois de alguns meses vendendo panificados na feira e tendo em vista que o movimento da feira havia baixado no início de ano, surgiu a ideia da produção dos pasteis.

"Levamos massas para 100 pasteis. Todos foram vendidos até as 10h da manhã. Lembro como se fosse hoje", diz Lore, completando que a procura foi aumentando tanto, que já chegou a 880 unidades vendidas em um único dia.

"É gratificante participar da feira, fazendo o que gostamos e, ao mesmo tempo, conseguir gerar uma renda melhor", declara, acrescentando: "Ainda mais, trabalhando com esse grupo de agricultoras, que são como uma segunda família. Somos muito unidas, tanto no que se refere a defender umas às outras, quanto na ajuda diária".

Quer saber mais sobre a série "Mãos que fazem"? Clique no link abaixo:

https://portalvividense.com/noticia/8556/projeto-maos-que-fazem-contara-historias-das-mulheres-da-feira-da-agricultura-familiar-de-coronel-vi.html