PROJETO ESCOLAR DE SUA FILHA INCENTIVOU IRASI A COMEÇAR A PRODUÇÃO DE PANIFICADOS EM CORONEL VIVIDA

Seguindo com a série "Mãos que fazem", hoje contamos a história de Irasi Scheibel Nascimento, agricultora e produtora de panificados em Coronel Vivida

Crédito: Marti Donel

Crédito: Marti Donel

Irasi Scheibel Nascimento é natural de Galvão, Santa Catarina. Porém, quando tinha três anos de idade, mudou-se com os seus pais agricultores (Edilia e Florindo Scheibel) e os sete irmãos para a comunidade de Palmeirinha, interior de Coronel Vivida (PR).

"Como éramos em uma família grande e precisava ajudar financeiramente, quando eu tinha 15 anos de idade, me mudei para Curitiba, a fim de trabalhar na casa da família Miotto. Fiquei morando na capital durante uns 15 anos. Então resolvi voltar para Coronel Vivida, à comunidade de Palmeirinha", relembra.

"Retornei com o meu marido (Ivan Leri Nascimento) e os nossos dois filhos (Gustavo, na época com oito anos; e Gabriel, com 47 dias). Compramos uma casa próxima ao PS (local que tinha telefone público, em que as pessoas ligavam e pediam para chamar àqueles com quem queriam conversar). Cuidei do PS por aproximadamente cinco anos, para ajudar no sustento dos filhos. Após isso, tivemos mais duas filhas, Francieli e Fernanda", acrescenta Irasi.

Hoje, seus filhos têm 31, 24, 23 e 21 anos. A mais nova estuda Agronomia e a auxilia com a produção de panificados, os quais são comercializados junto à Feira da Agricultura Familiar, que ocorre nas quartas e sextas-feiras na praça José Auache, em Coronel Vivida.

Produção

Sobre a produção de panificados, Irasi conta que começou devido a um projeto escolar desenvolvido pela filha Fernanda em 2019, quando ainda cursava o Técnico em Alimentos da Casa Familiar Rural (CFR), em Coronel Vivida.

A princípio, esse projeto tinha como tema a cultura sintrópica, "que consiste em um sistema que junta, na mesma área, a produção de hortaliças, frutas e legumes, com a finalidade de criar condições ambientais e sustentáveis para a recuperação de áreas degradadas; além de ajudar no reflorestamento e proteger o meio ambiente", diz a agricultora.

Porém, segundo Irasi, esse projeto não foi possível de realizar. Assim, surgiu a ideia de substituí-lo pela panificação. "Os seis melhores projetos ganhavam um valor, na época, de R$ 3.000, para que fosse dado início aos trabalhos. E a minha filha foi contemplada", relembra, completando que a construção da estrutura foi feita pelo seu marido, que é pedreiro.

Feira

Neste mesmo ano, em 2019, Irasi foi convidada por Serema Machado da Silveira, responsável pela Feira da Agricultura Familiar de Coronel Vivida, para participar do grupo de agricultoras e comercializar os seus produtos.

Os primeiros itens produzidos e comercializados na feira foram pão, bolacha, cuca e grostoli. Irasi revela que a maioria do que produz é com base em receitas de família, que vêm desde a sua avó. Outras, foram compartilhadas de amigas, como os casos das bolachas de amendoim e de prestígio.

"É preciso inovar sempre", afirma, completando que, atualmente, produz tortinhas de limão, bolos (de mandioca, laranja, cenoura e chocolate), bolachas (de fubá, amendoim, rosca de coco, chocolate com café e prestígio), grostoli (doce e salgado), pães e cucas.

Essas vendas ocorrem principalmente na feira. Porém, também comercializa esses mesmos produtos na sua propriedade e outros sob encomenda, como bolos recheados e decorados, além de biscoitos.

Para Irasi, a agricultura familiar é muito importante para o município. Ela percebe que, cada vez mais, as pessoas estão criando o habito de ir até a feira, tendo em vista a qualidade dos produtos comercializados.

"A união dos membros da feira também é algo muito presente. Nossa vida só melhorou depois que passamos a fazer parte da feira. Sempre temos trabalho e estamos sempre animadas".

Agradecimento à Floricultura Flores e Cia, em Coronel Vivida, pela gentileza em disponibilizar o espaço para as fotos.

Quer saber mais sobre a série "Mãos que fazem"? Clique no link abaixo:

https://portalvividense.com/noticia/8556/projeto-maos-que-fazem-contara-historias-das-mulheres-da-feira-da-agricultura-familiar-de-coronel-vi.html