MENSALMENTE, MIRIAM PRODUZ MAIS DE 400 QUILOS DE MASSAS EM CORONEL VIVIDA

Seguindo com a série "Mãos que fazem", hoje contamos a história de Miriam Salete Munaretto Gregolin, produtora de massas em Coronel Vivida

Crédito: Marti Donel

Crédito: Marti Donel

Natural de Concórdia (SC), Miriam Salete Munaretto Gregolin mora há mais de 34 anos em Coronel Vivida (PR), na comunidade de Retiro do Pinhal.

Com o apoio do marido Alceu e do filho Giovani, ela produz, há cerca de 13 anos, massas congeladas e comercializa nos supermercados de Coronel Vivida; enquanto que há cinco anos participa também da Feira da Agricultura Familiar (que ocorre nas quartas e sextas-feiras, na praça José Auache).

Ela conta que a produção teve início, a fim de aumentar a renda familiar. A isso, aliou-se o prazer em trabalhar com o manuseio de massas e o de cozinhar. Já as receitas ela diz que foi desenvolvendo-as com o passar do tempo e adaptando-as, com um toque seu.

A princípio, ela afirma que fornecia produtos para a merenda escolar. Já a sua participação nas feiras em Coronel Vivida se iniciou há cerca de 20 anos, nas primeiras realizadas no município e que não tiveram continuidade.

Naquele tempo, segundo Miriam, participavam entre quatro e cinco produtores apenas. "Eram tempos difíceis, em que vínhamos à cidade em um trator, para vender na feira. Era bem diferente de hoje, em que podemos trazer os nossos produtos em um carro fechado", relembra.

Produção

Além das massas congeladas (anholini, macarrão e tortéi), ela e a sua família produzem bolachas, doces de frutas (abacaxi com pimenta, morango, uva, mamão, goiaba, entre outras), pães, cucas e grostoli.

A produção é feita em uma cozinha separada, construída para esse fim, sendo que, semanalmente, são feitos cerca de 20 quilos de macarrão; 30 quilos de anholine; 15 quilos de tortéi; 20 quilos de pão; 20 quilos de cuca; e 40 pacotes de grostoli.

Para Miriam, a existência da feira é de extrema importância, pois incentiva a produção da agricultura familiar. "Além disso, beneficia a população de certa forma, uma vez que pode adquirir produtos sempre fresquinhos, saudáveis e de qualidade, ajudando a fomentar e fortalecer a economia do pequeno produtor", finaliza.

Agradecimento à Floricultura Flores e Cia, em Coronel Vivida, pela gentileza em disponibilizar o espaço para as fotos.

Quer saber mais sobre a série "Mãos que fazem"? Clique no link abaixo:

https://portalvividense.com/noticia/8556/projeto-maos-que-fazem-contara-historias-das-mulheres-da-feira-da-agricultura-familiar-de-coronel-vi.html