CONHECIMENTO DE PRODUÇÃO DE QUEIJO, PASSADO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO

Seguindo com a série "Mãos que fazem", hoje contamos a história de Delina Deitos Espíndola, produtora de queijo, nata e manteiga em Coronel Vivida

Crédito: Marti Donel

Crédito: Marti Donel

Delina Deitos Espíndola é natural de Jacutinga, interior de Coronel Vivida (PR). Contudo, há 40 anos, mora com a sua família em Alto Pinhal, no mesmo município.

Por volta dos seus 25 anos de idade, ela aprendeu a produzir queijos com a sua mãe. O que ela não sabia é que esse conhecimento passaria a ser o sustento da família no futuro.

Ela conta que, desde 1995, produz queijos, porém precisou interromper por um período, retomando há cerca de cinco anos (tornando-se, inclusive, a principal fonte de renda da família).

Atendendo às leis do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a princípio, a produção era comercializada exclusivamente em Coronel Vivida. Entretanto, em abril deste ano, a agroindústria passou a contar com a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (SUSAF), o que possibilita vender a produção em todo o Paraná.

Com isso, segundo Delina, são feitas hoje cerca de 5.800 peças de queijos por mês, as quais são comercializadas tanto na Feira da Agricultura Familiar (nas quartas e sextas-feiras, na praça José Auache), nos supermercados de Coronel Vivida, na propriedade da família, como também em outros sete municípios (principalmente em Curitiba).

Além disso, são produzidos mensalmente cerca de 300 quilos de nata e 300 quilos de manteiga, ambos com vendas focadas mais em Coronel Vivida e Pato Branco.

"Aprendi a produzir queijos com a minha mãe. Porém, com o passar dos anos, também fiz alguns cursos. Esse conhecimento foi repassado ao meu filho Claudiomar Alves Espíndola, que atualmente está a frente do nosso laticínio", conta a produtora, acrescentando que além dela e do filho, no laticínio de médio porte, também atuam o seu esposo (Neri Alves Espindola) e a sua nora (Silvia Senkoski Espíndola).

Delina ressalta que se orgulha em ser agricultora familiar, assim como por participar da feira da agricultura familiar de Coronel Vivida. "Nela há somente produtos de qualidade. Então é muito bom não só para nós, que vendemos, como também para os clientes, que adquirem esses produtos feitos com carinho, garantindo mais saúde para as suas famílias".

Agradecimento à Floricultura Flores e Cia, em Coronel Vivida, pela gentileza em disponibilizar o espaço para as fotos.

Quer saber mais sobre a série "Mãos que fazem"? Clique no link abaixo:

https://portalvividense.com/noticia/8556/projeto-maos-que-fazem-contara-historias-das-mulheres-da-feira-da-agricultura-familiar-de-coronel-vi.html