Comissão de Saúde da Amsop alerta para possível epidemia de dengue no sudoeste

Assessoria/Amsop

Assessoria/Amsop

A Comissão de Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) se reuniu, na tarde de quinta-feira, 03/03, para debater o salto nos casos de dengue em municípios da região.

O presidente da Comissão de Saúde da Amsop e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto, alertou para uma possível epidemia de dengue e, ainda, afirmou que a Comissão, através de uma Nota Técnica a ser elaborada pela Amsop, irá orientar para que os municípios façam um Processo Seletivo Simplifcado (PSS) para a contratação de agentes de saúde que possam fiscalizar a proliferação do mosquito da dengue.

"Também é de fundamental importância um engajamento com entidades, como igrejas e escolas", acrescentou o prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto.

Para o prefeito de Palmas, Kosmos Nicolaou, que também é membro da Comissão de Saúde da Amsop, é notório que os casos de dengue na região estão subnotificados, e pede que a população colabore para evitar o acúmulo de água parada.

"É preciso que haja um esforço em conjunto, com a população colaborando para que a água não acumule em vasos de plantas, garrafas pet, pneus e entulhos. E, ainda, zelar pela limpeza de lotes urbanos", assinalou o prefeito de Palmas, Kosmos Nicolaou.

Os chefes das 7ª e 8ª Regionais de Saúde, Anderson Nesello e Nádia Zanella, respectivamente, também acompanharam a reunião e afirmaram que será feito o encaminhamento de spots de conscientização para as emissoras de rádio da região.

Participaram da reunião, ainda, os prefeitos Ricardo Ortiña (Santo Antônio do Sudoeste), Fátima Pegoraro (Manfrinópolis), Edson Cenci (Chopinzinho), e, de forma virtual, o prefeito Paulo Horn (Sulina).