Sempre fui atleta e, por meio do esporte, consegui fazer minha faculdade

Para saber mais sobre o projeto, acesse o link no final do depoimento

Crédito: Rayza Brito

Crédito: Rayza Brito

A Nadija é a personificação de tanta coisa boa. Mas se destacam na história dela o amor, a perseverança e a humildade. Talvez nem ela perceba o quanto suas atitudes são inspiradoras para nós.

Sempre com sua família protegida embaixo de suas asas, a Nadija nunca mediu esforços para garantir o futuro de seus sobrinhos, os quais ela carinhosamente chama de "Filhos do coração".

Quando a chamamos para fazer parte do projeto, só pensávamos no quanto é importante mostrar como o amor pode ser um poderoso combustível para realização dos nossos sonhos e objetivos de vida.

"Meu nome é Nadija, eu sou de Santos (SP) e cheguei em Coronel Vivida em 2003. Sou professora de Educação Física no Colégio Nova Visão, há 14 anos, e também sou treinadora nas modalidades de basquete, tênis de mesa, badminton e vôlei. Amo a minha profissão, pois vejo o quanto posso contribuir para a vida das crianças.

Sempre fui atleta e, por meio do esporte, consegui fazer minha faculdade. Todos os clubes pelo qual passei sempre ofereceram bolsas de estudo para os atletas.

Mesmo sendo a 12ª filha, sempre ajudei a minha mãe, pois o basquete sempre me ofertou uma boa condição financeira. Inclusive, cheguei em Coronel Vivida por meio do basquete.

Sempre fui muito família; e, quando se passaram três meses aqui em Coronel Vivida, senti muita falta dos meus sobrinhos e fui buscá-los. Quando os trouxe para cá, eles ainda eram bem pequenos [Rafael e Rafaela tinham três anos e a Viviane 10 anos].

Trouxe também a minha mãe, que tinha uma sequela de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Passei a cuidá-los como meus, e acredito ser muito abençoada por Deus. Tudo o que eu conquistei foi por estar com eles aqui comigo. Até hoje tenho muita gratidão por tudo o que fui, por tudo o que eu sou e por tudo o que eu tenho.

Eliane Zago, Neli Mezzomo e Dona Italia Zago [a qual eu chamava de mãe] foram meu braço direito. Com as crianças pequenas, sempre me socorreram; elas são a minha segunda família. De início tive um pouco de dificuldade, mas, com o tempo, fui conquistando a confiança e o respeito de todos.

Hoje tenho orgulho dos meus filhos do coração. Eu os eduquei da forma que eu achava que era certa. Hoje, a Viviane é enfermeira; a Rafaela neste ano termina o curso de Fisioterapia; e o Rafael está tentando se encontrar.

Atualmente, me sinto ainda mais feliz, pois estou na busca do autoconhecimento. E isso tem me ajudado a me aceitar, a ter uma relação melhor com todas as pessoas que convivo.

Sinto-me diferente do que eu era. Fui rígida com as crianças, mas na tentativa de acertar na educação deles. A busca pelo autoconhecimento me ajuda a tirar esse peso das minhas costas. Minha relação com os meus filhos do coração melhora a cada dia; consigo ajudar meus alunos, na medida do possível, e as pessoas que estão a minha volta.

Teria muito, muito para falar e agradecer; e sou grata por poder estar participando deste projeto."

Para saber mais sobre o projeto, acesse o link abaixo:

https://portalvividense.com/noticia/7832/historias-reais-de-mulheres-serao-contadas-no-projeto-entre-nos-em-coronel-vivida.html

Crédito: Rayza Brito

Crédito: Rayza Brito

Crédito: Rayza Brito

Crédito: Paloma Stedile/Portal Vividense

Crédito: Paloma Stedile/Portal Vividense