Na tarde de quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Coronel Vivida realizou, no Centro Cultural Professor Benedito Rakowski, o evento "Papo de mulher".
Como o próprio nome diz, o encontro foi voltado ao público feminino e contou com a presença de mais de 100 mulheres, que participaram de vários momentos, como a palestra "Bem me quero", ministrada pela psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Thuane Silva; e a assistente social, Ana Paula Andrade.
Nela, conforme Thuane, foram abordados vários assuntos, como autoestima e autoimagem da mulher; além de violência doméstica, apresentando os canais de denúncia e sobre o atendimento do CREAS.
Concurso
Após a palestra, houve a premiação do concurso de vídeos "Uma história inspiradora: a mulher na comunidade", em que participaram clubes de mães de Coronel Vivida.
A iniciativa teve como objetivo oportunizar aos clubes a valorização de sua comunidade; a integração e a vivência nos grupos; o protagonismo feminino; e a valorização da mulher na sociedade.
Durante cerca de 20 dias, a população de Coronel Vivida pode votar nos vídeos produzidos pelos clubes, com duração entre dois e cinco minutos cada. A classificação ocorreu de acordo com o número de "curtidas" do vídeo no Facebook da Secretaria Municipal de Assistência Social, ficando a colocação da seguinte forma:
1º lugar: Clube de mães da Abundância
2º lugar: Clube de mães da Linha Tortelli
3º lugar: Clube de mães do bairro Madalozzo
4º lugar: Clube de mães do bairro Fleck
Os quatro clubes foram presenteados com cestas. Já na sequência foi feito sorteio de brindes, fornecidos pelo comércio local; e, no encerramento, foi servido coffee break às participantes.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Fátima Vogel da Silva, o evento foi extremamente satisfatório, contando com a participação de 35 comunidades e bairros.
"O intuito era realmente que essas mulheres participassem do evento, para que pudéssemos repassar algumas informações das ações da secretaria, além de falar sobre o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher".
Fatima acrescenta que esse encontro foi apenas uma semente plantada do que o CREAS pretende desenvolver com a mulheres de Coronel Vivida, "que começa tratando de autoestima e cuidados; e outros assuntos mais delicados, que ainda existem muitas barreiras a serem enfrentadas; buscando, acima de tudo, transformar a mulher em protagonista da sua própria história".
Fatima ressalta ainda que, devido ao momento que vivemos, dado à pandemia de covid-19, houveram muitas mudanças nas vidas pessoas, em todos os sentidos.
"Por isso, é de extrema importância que sejam dados novos contornos para o tratamento de assuntos relacionados às mulheres, fazendo ações diferentes [como o próprio evento e concurso], em que foi um dia bastante leve, porém com abordagem de assuntos muitos sérios".