Racismo se combate de várias formas. O debate é uma delas

Apesar da necessidade sempre presente de abordar o tema, professor alerta que momento que o país vive é de enfraquecimento das discussões sociais

Reverberando

Reverberando

Por mais que ainda exista quem diga que não, o Brasil continua sendo um país onde casos de racismo são comuns. Muitos deles, inclusive, ocorrem escancaradamente. Não é apenas de forma velada que a discriminação racial continua acontecendo.

Esse foi o tema da edição 40 do Reverberando, transmitida ao vivo no YouTube. Lyncon Busatta, Mateus Guima e Thiago Denardi conversaram com o professor e escritor José Lucio da Silva Machado, que fez um resgate histórico dos principais acontecimentos que ajudam a explicar por que essa continua sendo a realidade.

De acordo com Machado, o que se vê hoje é uma fragilização do debate de temas importantes, como o racismo, e um dos reflexos disso está no comportamento das pessoas, especialmente das que acreditam que a discriminação ainda vivida pela população negra não ocorre. Machado também falou sobre posições inadmissíveis de autoridades políticas que rejeitam a existência de práticas racistas, da marginalização a que os negros estão expostos no acesso à educação, da falta de políticas públicas de inclusão e da tão polêmica política de cotas no ensino superior. Ele é a favor e explicou por quê.

A edição 40 do Reverberando mostra, com riqueza de detalhes, que o racismo é um problema social muito mais profundo e grave do que pode parecer para muita gente.