Coronel Vivida intensifica ações de prevenção no Outubro Rosa

A mortalidade por câncer de mama no município é baixa, tendo em vista que a maioria dos casos é detectada de forma precoce. Confira algumas orientações feitas sobre o assunto pela enfermeira e diretora do Departamento de Saúde Básica da Secretaria de Saúde de Coronel Vivida, Jaiana Gubert

Jaiana Gubert é diretora do Departamento de Saúde Básica de Coronel Vivida (Crédito: Prefeitura de Coronel Vivida)

Jaiana Gubert é diretora do Departamento de Saúde Básica de Coronel Vivida (Crédito: Prefeitura de Coronel Vivida)

Considerado o segundo tipo mais comum, depois do câncer de pele, o câncer de mama é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Para se ter uma ideia, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), neste ano, são mais de 66 mil casos novos estimados e, em 2019, houve cerca de 18 mil mortes em decorrência da doença.

Por isso, existem campanhas mundiais, como o Outubro Rosa, que têm como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Segundo a enfermeira e diretora do Departamento de Saúde Básica da Secretaria de Saúde de Coronel Vivida, Jaiana Gubert, a mortalidade por câncer de mama no município é baixa, tendo em vista que a maioria dos casos é detectada de forma precoce.

Assim, buscando ampliar ainda mais a conscientização para as mulheres vividenses, Jaiana conta que durante esse mês ocorrem várias ações, como intensificação de coletas de preventivos e mamografias; e ampliação de horário das coletas, no período noturno, para que àquelas que trabalham durante o dia possam realizar os exames.

As coletas de preventivos noturnos estão ocorrendo na Unidade de Saúde Central. Já foram realizadas nos dias 4 e 6 de outubro, bem como haverá nos dias 20, 21, 27 e 28 de outubro. Para ter acesso, basta agendar o horário, por meio do contato (46) 3232-1435.

Ela destaca que o público-alvo para essas ações noturnas são pacientes que trabalham durante o dia e que não realizaram suas coletas de preventivos nos últimos dois anos.

Orientação

Para que os casos continuem sendo detectados precocemente, a enfermeira orienta as mulheres [inclusive as mais jovens] a realizarem o autoexame das mamas, "a fim de que conheçam o seu corpo e que, eventualmente, venham a descobrir algum achado".

Ela afirma que muitas ficam com dúvidas se estão realizando da forma correta ou não. Por isso, "no consultório, durante as coletas de preventivos, costumamos orientá-las quanto à forma correta de realizar o autoexame e, em caso de dúvida, a primeira coisa a se fazer é procurar um profissional capacitado para orientação dos passos seguintes".

Jaiana completa: "Normalmente, diante de um achado suspeito, a mulher é encaminhada para realizar exame de mamografia ou ultrassonografia das mamas, dependendo da idade da paciente e de cada caso".

A profissional destaca que o autoexame não substitui o exame clínico, o qual é realizado por um profissional de saúde capacitado. Porém, segundo ela, é de suma importância a detecção precoce do câncer de mama, "pois muitas mulheres encontram seus nódulos durante o exame, aumentando as chances de sucesso no tratamento", diz, acrescentando: "Infelizmente, percebemos que existem muitos casos de câncer de mama em mulheres com menos de 50 anos de idade em nosso município. Por isso, a importância da avaliação antes dessa faixa etária, sempre que possível, diante de qualquer achado suspeito".

Confira alguns sinais e sintomas, elencados pela enfermeira Jaiana, que o câncer de mama pode apresentar:

- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo);

- Nódulo único endurecido;

- Irritação ou abaulamento de uma parte da mama;

- Dor na mama ou mamilo;

- Inversão do mamilo;

- Eritema (vermelhidão) na pele;

- Edema (inchaço) da pele;

- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;

- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos;

- Linfonodos aumentados.