Inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UTFPR

Crédito: Imagem ilustrativa

Crédito: Imagem ilustrativa

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) – "Linguagem, cultura e sociedade", nível de mestrado, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, publicou o Edital 01/2021 - PPGL, que dispõe sobre a abertura das inscrições e seleção dos ingressantes para o primeiro semestre de 2022.

No âmbito deste processo seletivo serão ofertadas 15 vagas, distribuídas conforme as linhas de pesquisa: nove vagas para Literatura, Sociedade e Interartes; e seis vagas para Linguagem, Educação e Trabalho.

A área de concentração em Linguagem, Cultura e Sociedade insere-se nos estudos das vertentes críticas de formação do sujeito e tem como propósito a análise das relações de mútua influência entre a linguagem e os aspectos culturais e sociais inerentes a toda produção verbal e artística, tanto pela ótica dos processos sincrônicos quanto diacrônicos

O mestrado em Letras busca formar docentes pesquisadores, com vistas à investigação científica e crítica na área da linguagem para aperfeiçoamento e maior valorização das áreas de atuações dos candidatos.

O público-alvo do PPGL são os candidatos que tenham concluído ou que sejam concluintes de cursos de graduação nas Áreas de Linguística, Letras e Artes, Direito, Biblioteconomia, Comunicação, Fonoaudiologia e Ciências Humanas, definidas pela Tabela de Áreas de Conhecimento da Capes, reconhecidos oficialmente, respeitando-se as normas vigentes da UTFPR.

As inscrições gratuitas seguem até às 23h59 do dia 10 de outubro, exclusivamente pela internet, observando as orientações específicas publicadas na página de inscrições do PPGL.

A primeira etapa do processo seletivo é composta de prova dissertativa e a segunda avaliação e arguição da Proposta de Pesquisa e do Currículo Lattes.

O resultado final do processo de seleção será divulgado dia 5 de novembro de 2021

Outras informações sobre o PPGL podem ser obtidas com a Comissão de Seleção do PPGL, por meio do e-mail seleçã[email protected] ou no sítio http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-letras.