Antiga escola Sete de Setembro será nova base do Samu e farmácia básica em Coronel Vivida

Crédito: João Ferri/Prefeitura de Coronel Vivida

Crédito: João Ferri/Prefeitura de Coronel Vivida

Em breve, a antiga Escola Municipal Sete de Setembro, localizada no bairro Schiavini será transformada na nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Coronel Vivida.

A informação é do prefeito Anderson Manique Barreto. Ele afirma que, desde o início da gestão, pensava em uma alternativa para a base, a qual, até então, funciona anexa à Unidade de Saúde Central, situada na rua Romário Martins.

De acordo com o chefe do Executivo, o espaço é muito pequeno. Por isso, necessita de uma estrutura mais ampla, a fim de acolher melhor as pessoas que ali trabalham. Para isso, conversou com o representante regional do Samu, que também entendeu que é preciso uma nova sede para Coronel Vivida.

"Como temos esse espaço público disponível, há cerca de 60 dias convidamos o coordenador para que conhecesse essa estrutura. Por se tratar de um bom imóvel, de fácil acesso e centralizado para as ambulâncias atenderem às ocorrências, o representante gostou da ideia que o Samu passe a funcionar nessa antiga escola", diz.

Com isso, conforme Barreto, foi solicitado ao arquiteto do Município, João Ferri, que projetasse a nova base do Samu, atendendo a todas as recomendações do Ministério da Saúde.

"Além de poder acomodar melhor a infraestrutura, com alojamentos masculino e feminino, banheiros masculino e feminino, cozinha, recepção, terá espaço para alocar as ambulâncias e também para fazer o processo de limpeza delas. Porque a cada atendimento, elas devem ser higienizadas e, até então, isso é feito em via pública. Então não tenho dúvidas que vai melhorar e dar muito mais conforto ao exercício da atividade tão ímpar que esses profissionais desenvolvem", observa.

Farmácia

Anexa à nova base do Samu, Barreto conta que será implantada a segunda farmácia básica de Coronel Vivida, para atender os munícipes dos bairros Schiavini, Fleck, São José Operário, São Cristóvão I e II, Imaribo, Primavera I e II, entre outros do entorno. Segundo ele, isso se deve ao fato de o imóvel contar com amplo espaço.

"Assim, evitará com que a população precise se deslocar à farmácia da Unidade de Saúde Central para retirar os medicamentos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Facilitando, com isso, o acesso a todos".

Da mesma forma que ocorre na farmácia básica da Unidade de Saúde Central, o horário de atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Investimento e início das obras

De acordo com o chefe do Executivo, as obras para a nova base do Samu e da farmácia básica já foram licitadas e estão previstas para iniciar em, aproximadamente, 15 dias.

Já o investimento gira em torno de R$ 150 mil para as duas obras, com recursos próprios do Município. "Estamos economizando bastante, desde o princípio do governo, e hoje temos uma condição financeira bem estável, que nos permite fazer algumas obras com dinheiro que economizamos do contribuinte. Cujas obras são revertidas em favor da população", finaliza.

Gostou dessa matéria? Então CURTA e COMPARTILHE!

Assim você ajuda o PORTAL VIVIDENSE a chegar cada vez mais longe! ;)

Crédito: João Ferri/Prefeitura de Coronel Vivida

Crédito: Portal Vividense