Você sabe para que serve o Procon e como funciona?

Confira a entrevista que o Portal Vividense fez com Willian De Liberalli, coordenador geral do Procon em Coronel Vivida. Ele explica que o órgão realiza atendimentos individuais, mas também soluciona problemas coletivos, como os referentes a sinais de telefonia e entrega de encomendas

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

Quem mora em Coronel Vivida e utiliza a operadora Vivo deve ter percebido que, há cerca de dois meses, o sinal melhorou no município.

Isso ocorreu devido à uma das funções desempenhadas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que, após várias reclamações vindas da população, buscou solucionar o problema junto à operadora.

De acordo com o coordenador geral do Procon em Coronel Vivida, Willian De Liberalli, em boa parte de Coronel Vivida o sinal da Vivo não chegava com qualidade.

"Por isso, estivemos em reunião com um diretor da operadora, a fim de resolver a situação, o que deu resultados, pois a empresa fez melhorias em sua antena e comprometeu a realizar em breve mais alguns ajustes, para o sinal ficar ainda melhor", afirma.

Outra situação que o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Coronel Vivida buscou resolver foi referente às entregas dos Correios. Não só no município, mas em geral houve aumento da demanda por entregas, com a pandemia da covid-19.

Somado a isso, alguns funcionários pediram exoneração, o que resultou em várias solicitações junto ao Procon para que fosse solucionado esse problema.

Com isso, conforme De Liberalli, o Procon de Coronel Vivida entrou em contato com a coordenadoria em Pato Branco dos Correios, a qual disponibilizou mais funcionários, bem como buscou entregadores terceirizados para suprir essa necessidade.

Direito do consumidor

Além dessas situações pontuais e que foram resolvidas de forma coletiva, o Procon de Coronel Vivida tem como missão solucionar vários outros pontos, no que diz respeito ao direito do consumidor.

De Liberalli, que assumiu a coordenadoria em fevereiro deste ano, diz que dezenas de atendimentos são feitos semanalmente na estrutura, situada no prédio situado no antigo Fórum da Comarca, ao lado da prefeitura, na praça Ângelo Mezzomo. No local são atendidos consumidores de Coronel Vivida, Honório Serpa e São João.

Dentre os principais motivos de busca pelo órgão destaque para os problemas com empresas de telefonia, bancos, lojas e golpes [que têm sido muito recorrentes nos últimos tempos].

O coordenador afirma que os casos com maior incidência são devido a produtos que apresentam defeitos ocultos ou aparentes; "empréstimos consignados não contratados por idosos, mas que mesmo assim são creditados valores em suas contas, da mesma forma o desconto em folha das parcelas de tais empréstimos; além de problemas com empresas de telefonia, que também são frequentes, tanto no que diz respeito às faturas ou até mesmo de sinal".

Ele explica que o atendimento hoje é realizado em sua maior parte presencial, mas destaca que as solicitações podem ser feitas também pelo sistema do Procon, em que o consumidor faz sua reclamação on-line, a qual é respondida dessa forma.

Ainda, os consumidores podem enviar sua solicitação/dúvida por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (46) 3232-4104. "Para agilizar o atendimento no caso do e-mail, pede-se que sejam informados os dados do consumidor e as informações sobre o problema".

Para o atendimento presencial, por sua vez, o coordenador solicita para que a população apresente os seguintes documentos: no caso de Pessoa Física, é necessário que seja o titular do direito e esteja munido de CPF e RG; comprovante de residência; nota fiscal ou documentos que comprovem a compra do produto/serviço.

No caso de Pessoa Jurídica, por meio do representante legal, deve apresentar CPF e RG do representante legal; contrato social e alterações; CNPJ; e comprovante de endereço.

O atendimento no Procon de Coronel Vivida ocorre de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Golpes

Tendo em vista a grande quantidade de golpes, o coordenador faz algumas orientações para ajudar a evitar com que a população caia nessas situações e tenham dores de cabeça com grandes prejuízos.

"Procure tomar cuidado sempre com compras on-line, se o site é confiável. Para isso, busque informações junto ao site do Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) ou no próprio site do Procon (www.procon.pr.gov.br)".

Quanto à compra de veículos, ele recomenda para que os consumidores tomem cuidado principalmente em realizar depósitos antecipados; e, quando receberem boletos por e-mail, antes de pagá-los, que verifiquem se ele está com o destinatário e valores corretos.

Outra ferramenta bastante importante, que pode ser utilizada no próprio site do Procon, é quanto ao serviço indesejado de telemarketing para o consumidor ou fornecedor. Nele é possível fazer o bloqueio do telemarketing, que também pode ser solicitado por meio do site Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br). O cadastro leva 30 dias para ser ativado e o bloqueio é válido por um ano.