IMNV realiza ações aos profissionais sobre gerenciamento correto de resíduos em Coronel Vivida

Crédito: Assessoria/IMNV

Crédito: Assessoria/IMNV

Instituto Médico Nossa Vida (IMNV), em Coronel Vivida, vem implantando uma série de ações voltadas ao gerenciamento correto de resíduos.

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA - RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) é constituído por um conjunto de procedimentos de gestão.

Estes procedimentos são planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos de serviços de saúde, e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a proteção dos trabalhadores, bem como a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

No dia 20 de agosto, a enfermeira Ketlin M Warling ministrou treinamento com toda a equipe sobre gerenciamento de resíduos. Na oportunidade foram abordados procedimentos relacionados à coleta, transporte e disposição final. Além disso, foi elaborado pela instituição e trabalhado pelos coordenadores de setores dicas que podem ser aplicadas no ambiente hospitalar.

No setor de nutrição e Dietética, a nutricionista Micheli Negri realizou, entre os dias 23 e 27 de agosto, a semana do reaproveitamento de alimentos, com elaboração de receitas a partir desse reaproveitamento.

A ideia consiste em usar os nutrientes contidos em partes usualmente não aproveitadas, tais como talos, cascas, sementes, folhas, entre outros, permitindo a preparação de novas receitas saudáveis e criativas para o cotidiano, contribuindo para uma alimentação mais rica e saudável.

Pratique essa ideia você também! O que você faz com o seu lixo diz muito sobre você. Recicle os seus hábitos, produza menos lixo.