Hemonúcleo de Pato Branco pede apoio da população para doação de sangue

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Tendo em vista que os estoques estão muito abaixo do necessário, o Hemonúcleo de Pato Branco solicita à população de todo o Sudoeste que colabore na doação de sangue.

"Estamos precisando urgente de sua doação. Temos muitos pacientes precisando e nossos estoques estão muito abaixo para suprir a demanda", diz o Hemonúcleo em sua página do Facebook.

A maior demanda é pela tipagem "O". Contudo, todas as demais também são bem-vindas.

Lembrando que uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas. "Para manter o estoque adequado do banco de sangue, são necessárias muitas doações. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano", diz o site da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Homens podem doar sangue a cada 60 dias e, no período de 12 meses, até quatro doações; enquanto que mulheres em um intervalo de 90 dias e, no período de 12 meses, até três doações.

A unidade está situada na rua Paraná, 1.633, bairro Sambugaro, próxima à rodoviária.

As doações podem ser agendadas por meio do telefone: (46) 3225-1014 ou pelo site: www.saude.pr.gov.br/doacao.

Para ser doador é preciso:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal). Observação: Durante a vigência da pandemia, doadores acima de 59 anos completos deverão, preferencialmente, permanecer em suas residências;

- Pesar no mínimo 51 kg na balança do Hemepar;

- Estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);

- Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).