Dois cursos da UTFPR recebem conceito máximo do Enade no Sudoeste

Campus da UTFPR em Pato Branco (Crédito: UTFPR)

Campus da UTFPR em Pato Branco (Crédito: UTFPR)

No Sudoeste, quatro instituições de ensino públicas tiveram alguns de seus cursos de graduação avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019. A média dos coeficientes dos 17 cursos da região foi de 3,7 — um conceito considerado como médio, tendo em vista que a avaliação vai de 1 a 5.

Na região, os dois cursos de graduação que se destacaram no Enade ao obter conceito 5 [após a avaliação de desempenho dos alunos dos últimos anos de graduação] foram da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR). Um deles, Engenharia Civil, é ministrado no campus Pato Branco/ enquanto que o outro, Engenharia de Alimentos, pertence ao campus de Francisco Beltrão.

Para o diretor-geral do campus, Alexandre Alfaro, o resultado é fruto de um conjunto de fatores, desde a qualificação dos docentes, que são em sua maioria mestres e doutores, da infraestrutura de ponta dos laboratórios [que são compartilhados entre pesquisa e ensino] e da dedicação dos alunos.

"Esse resultado não é apenas um número, já que a universidade pública gera inúmeros benefícios para a sociedade com suas pesquisas de ponta, com egressos formados com excelência que fazem a diferença no mercado de trabalho, trabalhando com inovação", enfatiza Alfaro.

Outros conceitos

Os cursos de Agronomia, Farmácia e Nutrição [do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus Palmas] também foram avaliados no último Enade e obtiveram, respectivamente, conceito 4, 3 e 3.

Já em Realeza, a Universidade da Fronteira Sul (UFFS) atingiu notas 3 para o curso de Nutrição e 4 para Medicina.

Em Francisco Beltrão, a UTFPR recebeu conceito 4 para Engenharia Química e 3 para Engenharia Ambiental. No município, o curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistou conceito 4 no exame nacional.

O campus da UTFPR em Dois Vizinhos teve alunos graduandos dos cursos de Zootecnia [conceito 4], Agronomia [3] e Engenharia Florestal [3] avaliados no ano passado.

Em Pato Branco, na UTFPR, além dos acadêmicos de Engenharia Civil, estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica também foram avaliados. Na ordem, receberam conceito 4, 4, 4 e 3.

Outros dados

Em todo país, foram avaliados 6.360 cursos de estabelecimentos privados e 2.008 do ensino público. O índice nacional aponta que, mesmo em menor número, as instituições públicas representam 81,4% dos cursos com notas máximas, enquanto as organizações privadas correspondem a 18,6%.

Entre as instituições com conceito "5", a UTFPR e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) lideram o ranking paranaense, com 11 cursos; seguidas pelas universidades estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM), com cinco cursos. No estado, 49 cursos atingiram a nota mais alta, sendo dez de instituições privadas e 39 de instituições públicas.