Preços dos ovos recuam pelo quarto mês consecutivo

Preços dos ovos recuam pelo quarto mês consecutivo

Apesar da leve alta na última semana de agosto, as cotações dos ovos apresentaram tendência de baixa ao longo do mês, o que derrubou a média mensal para o segundo pior patamar do ano, atrás somente do registrado em janeiro, acumulando quatro meses seguidos de desvalorizações mensais.

A elevada oferta de ovos, associada à baixa liquidez do produto na ponta final da cadeia, pressionou as cotações.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), apesar da tentativa do setor de controlar a produção por meio de descartes das poedeiras mais velhas, muitas regiões tiveram dificuldades em negociar as galinhas com frigoríficos, o que limitou os descartes.

Na região de Bastos (SP), por exemplo, o ovo branco tipo extra teve preço médio de R$ 85,47/caixa de 30 dúzias em agosto, recuo de 1% frente ao de julho, mas ainda 6,1% acima da média de agosto/19, em termos reais (deflacionados pelo IPCA de julho/20).

Para os ovos vermelhos, por sua vez, o recuo mensal foi de 1% em Bastos, com a caixa negociada na média de R$ 105,84 em agosto, ainda 15,5% acima da cotação observada no mesmo mês de 2019.