Sudoeste do Paraná é contemplado com 18 novas viaturas

Assessoria/Polícia Militar

Assessoria/Polícia Militar

Na tarde desta quinta-feira (20), na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar, ocorreu a solenidade de entrega de viaturas ao 3º BPM, para a 6ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, ao 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente e ao Departamento Penitenciário do Estado do Paraná.

Ao todo, o Sudoeste foi contemplado com 18 novas viaturas, das quais uma destinada a atender ao 3º BPM, sete para atender os postos pertencentes à 6ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, três destinadas ao 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente, e sete ao Departamento Penitenciário do Estado do Paraná.

As viaturas foram distribuídas da seguinte forma: o 3º BPM recebeu uma viatura Mitsubishi L200; a 6ª Companhia do BPRV, com sede em Pato Branco, recebeu duas novas viaturas Mitsubishi L200, e cada posto dos municípios de Mariópolis, Chopinzinho, Palmas, Francisco Beltrão e Realeza receberam uma viatura do mesmo modelo, com tração 4x4.

Esses veículos são dotados de equipamentos de rastreamento, como o AVL (tipo de GPS), e equipamentos luminosos e sonoros de melhor qualidade. Com isso, possibilitando a atuação mais eficaz das equipes em todos os tipos de situação, permitindo mobilidade adequada, reforçando as operações sistemáticas, o trabalho preventivo e maior presença das polícias, principalmente nos municípios do interior.

O 2º SGBI recebeu um caminhão ABTR-auto bomba tanque resgate, o qual permanecerá em Pato Branco, e duas ambulâncias Fiat/Ducato, sendo uma destinada a Palmas e outra a Francisco Beltrão, as quais contam com equipamentos modernos e com um grande aparato tecnológico.

O caminhão dispõe de um tanque, com capacidade de armazenamento de 4.000 litros de água e 200 litros de LGE (líquido gerador de espuma), além de ter uma cabine com amplo espaço interno e um motor com 330 cavalos de potência com transmissão automática de seis velocidades, proporcionando agilidade e segurança durante os deslocamentos. Essa viatura pode ser empregada nas atividades de busca, salvamento, combate a incêndios urbanos e florestais, desencarceramento, resgate de vítimas e diversos outros tipos de ocorrências.

As ambulâncias já vêm equipadas com vários materiais, dentre eles o sistema elétrico luminoso e sonoro, sistema de oxigênio e ar comprimido, maca retrátil, ferramentas e vários outros equipamentos. Essas viaturas possuem potência de 130 cavalos com transmissão manual de seis velocidades, além de dispor de um amplo espaço interno que possibilita melhor distribuição dos materiais, melhorando a qualidade do atendimento prestado à população.

O Departamento Penitenciário Estadual recebeu uma Renault/Master, tipo camburão, com capacidade para transportar oito presos; uma Fiat/Ducato, com capacidade para 16 passageiros; um caminhão Ford/F4000, tipo camburão com guincho, para o transporte de até oito presos; uma Mitsubishi L200 Triton Sport 4x4; e três viaturas Renault/Oroch, com cela, sendo que duas delas destinadas à atividade do Setor de Operações Especiais (SOE).

Para a realização do evento, os convidados foram orientados com relação às medidas de prevenção do coronavírus, como uso de máscaras e álcool gel.