Entre os informes epidemiológicos de quarta (19) e dessa quinta-feira (20), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou que houve 200 novos casos registrados de coronavírus no Sudoeste. Com isso, chegando a um total de 4.536 pessoas infectadas, das quais 2.706 estão recuperadas.
Do total divulgado no último boletim, 32 pertencentes à 7ª Regional de Saúde, que abrange os 15 municípios da microrregião de Pato Branco. Já os outros 168 são pertencentes à 8ª Regional de Saúde, a qual compreende os 27 municípios da microrregião de Francisco Beltrão.
Da microrregião de Pato Branco, os novos casos foram confirmados nos seguintes municípios: Chopinzinho [2], Clevelândia [3], Coronel Domingos Soares [2], Coronel Vivida [1], Itapejara D"Oeste [19], Palmas [2] e Pato Branco [3].
Na 8ª RS, por sua vez, os novos exames positivados são de: Barracão [1], Boa Esperança do Iguaçu [2], Capanema [7], Cruzeiro do Iguaçu [5], Dois Vizinhos [47], Enéas Marques [11], Francisco Beltrão [27], Marmeleiro [1], Nova Esperança do Sudoeste [4], Pérola D"Oeste [1], Planalto [36], Realeza [1], Renascença [3], Salto do Lontra [9], São Jorge D"Oeste [11] e Verê [1].
Quanto aos óbitos, a região teve um novo registro entre quarta e quinta-feira, ocorrido no município de Francisco Beltrão. Com isso, chegando a 69 casos que não resistiram as complicações causadas pela doença.
Coronel Vivida
Embora conste apenas um novo caso no informe epidemiológico da Sesa, Coronel Vivida teve três novos pacientes diagnosticados com o vírus, segundo o boletim emitido hoje (20) pela Secretaria Municipal de Saúde.
O relatório da Sesa, desta quinta-feira (20), aponta que o município possui um total de 48 casos confirmados. A informação se diverge dos dados do Município, os quais apresentam que 59 pessoas contraíram o vírus em Coronel Vivida. Essas informações devem constar no boletim do Estado nos próximos dias.
Os novos pacientes diagnosticados, conforme o Município, são uma menina de oito anos e dois homens, com 25 e 42 anos. Os novos casos são de transmissão local.
Dos 59 casos confirmados em Coronel Vivida, 44 estão recuperados; 14 em isolamento domiciliar e um óbito.
A Secretaria Municipal de Saúde reitera a solicitação para que a população evite as aglomerações, visitas e viagens desnecessárias.
"Quando for possível, evitar também que pessoas do grupo de risco saiam de casa, oferecendo auxílio para realizar compras ou pagamentos por elas. A prevenção sempre é mais barata e menos trabalhosa que o tratamento, por isso, investir em prevenção dentro e fora de casa é um ato de responsabilidade para com a saúde de sua família e com a Saúde Pública de um modo geral", declarou.