Novos presidentes de associações empresariais são capacitados pela Cacispar

Novos presidentes de associações empresariais são capacitados pela Cacispar

Mesmo com a pandemia de Covid-19, várias associações empresariais da região Sudoeste mantiveram a programação e elegeram novos presidentes e diretores.

Nesta semana, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) realizou capacitação para presidentes das ACEs, com o Método LPA, ou seja, Liderança para Presidentes de Associações Comerciais e Empresariais.

Desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Liderança (IDL), o treinamento foi coordenado por psicóloga e consultor empresariais. Ao todo, 22 presidentes de ACEs participaram, além de mais 20 integrantes de diretorias – 29 das 36 entidades do Sudoeste tiveram representantes.

O presidente da Cacispar, Carlos Manfroi, destaca que a ação tem como principal objetivo preparar os novos comandantes das ACEs para os desafios do movimento associativista, ainda mais em tempos de pandemia da Covid-19.

"Uma das diretrizes da Cacispar é dar condições para que as ACEs possam profissionalizar cada vez mais as gestões, tendo à frente pessoas capacitadas para liderar e transformar o negócio associativista, gerando desenvolvimento e sustentabilidade para as instituições", explica.

Rogerio Borges Sidral, presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv), foi um dos participantes da capacitação. À frente da entidade desde junho passado, Sidral relata que a transição com o presidente anterior, Edilberto Minski, vinha acontecendo antes da pandemia. E que a Acedv tem projetos de longo prazo, como o relacionado ao turismo, iniciado há três gestões.

"O treinamento veio ao encontro do que temos feito na Acedv, seguindo uma linha técnica, semelhante ao que se faz nas empresas. Abordando modelo de gestão participativa, descentralizada, com autonomia para as equipes. Dar as condições para que os resultados possam acontecer", comenta.

O presidente da Acedv ainda observa que o perfil do presidente de entidade exige habilidades multidisciplinares, dadas as interações com o mercado, instituições públicas e privadas e demais lideranças locais e regionais.

Conteúdo

No treinamento, foram abordados temas intrinsecamente ligados ao associativismo:

Gestão de pessoas (colaboradores, diretores, associados);

Associação Comercial e o desenvolvimento;

Sustentabilidade Institucional;

Processo de desenvolvimento de produtos e serviços;

A associação como hub de desenvolvimento local;

Rede de relacionamento e parcerias eficazes;

Oportunidades de negócios sociais.