Sobram vagas de emprego em Coronel Vivida

Entre os segmentos que mais empregam, destaque para a Indústria da Transformação (Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Entre os segmentos que mais empregam, destaque para a Indústria da Transformação (Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Diferentemente do que está ocorrendo em algumas regiões do Brasil [que falta oportunidades no mercado de trabalho], no Sudoeste há vários municípios que possuem quantidades consideráveis de vagas de emprego.

Coronel Vivida é um desses municípios, uma vez que a Agência do Trabalhador semanalmente divulga grande quantidade de vagas de emprego.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Indústria e Comércio, Jeane Rodighero, até a última semana, Coronel Vivida registrava 1.737 empresas ativas, sendo 711 Microempreendedores Individuais (MEIs) e as outras 1.026 empresas de vários portes.

Das empresas existentes hoje, os segmentos que mais empregam no município são: Agropecuária; Comércio Varejista e Atacadista; Construção Civil; Indústria de Transformação (confecção, madeireira, papel e papelão); e Serviços (prestadores em várias áreas).

Entre os segmentos que mais empregam, destaque para a Indústria da Transformação, pois, segundo Jeane, esse tem maior déficit em preencher as oportunidades disponibilizadas, como pode ser verificado semanalmente nas vagas divulgadas em diferentes veículos e redes sociais, pela Agência do Trabalhador.

Fatores

Conforme a diretora, para ocupação dessas vagas [que atualmente possuem grande demanda e são para ambos os sexos], os requisitos mínimos são que o candidato tenha Ensino Médio completo e idade inferior a 45 anos.

"Alguns fatores contribuem para que ocorra esse não preenchimento das vagas que são ofertadas. Dentre eles estão a alta rotatividade de funcionários nas empresas. Assim, causando desestimulação e insegurança nas contratações. Além disso, a falta de qualificação é um fator que dificulta a ocupação dessas vagas", avalia.

As vagas divulgadas pela Agência do Trabalhador de Coronel Vivida são disponíveis para os 15 municípios da região limite de abrangência, que, além do próprio município, engloba Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Itapejara D"Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Saudade do Iguaçu, São João, Sulina e Vitorino.

Como se candidatar

Além de preencher os requisitos das empresas, os interessados nas vagas ofertadas devem comparecer até a Agência do Trabalhador, com a carteira de trabalho, documentos pessoais, currículo e/ou acessar o site www.trabalho.pr.gov.br [sempre atualizando seu perfil e objetivos profissionais no cadastro para concorrer à vaga. Caso haja compatibilidade, pode realizar seu encaminhamento à vaga por conta própria].

Jeane explica que algumas empresas realizam as entrevistas na própria Agência do Trabalhador. "Fica a critério das empresas. Algumas agendam com os candidatos, quando encontram os perfis desejados, ou o empresário também pode solicitar que os candidatos se dirijam até a sede da empresa mesmo, para realizar as entrevistas. Já a abertura das vagas, pode ser feita diretamente pelo site www.trabalho.pr.gov.br".

Para aqueles que estão em busca de oportunidades de recolocação no mercado de trabalho [ou ainda que desejam mudar de emprego], abaixo podem ser conferidas as vagas disponíveis para essa semana.

A relação de vagas é atualizada semanalmente, com ampla divulgação. Inclusive, no Portal Vividense é publicada essa lista sempre atualizada.

Ainda, o trabalhador pode se dirigir até a Agência do Trabalhador, respeitando os protocolos vigentes em relação a Covid-19. O horário de atendimento ao público é das 7h45 às 12h e das 13h15 às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Confira as vagas disponíveis para esta semana:

- Ajudante de Pátio

- Auxiliar de Marceneiro

- Auxiliar de Marmoraria

- Auxiliar de Produção (Atlas e Aramart)

- Auxiliar de Produção em Frigorífico

- Auxiliar de Produção Madeireira

- Biomédico ou Farmacêutico

- Chapeador/Funileiro

- Eletromecânico

- Operador de Armazenagem

- Operador de Empilhadeira

- Operador de Retroescavadeira

- Operador de Secador

- Motorista (Categoria E)

- Pintor de Estrutura Metálica

- Servente de Obras

- Soldador