IFPR DE CORONEL VIVIDA LANÇA O FESTIVAL ESTUDANTIL DE CINEMA

Foto: Comunicação/IFPR

Foto: Comunicação/IFPR

Entre os dias 8 e 10 de agosto, será realizada em Coronel Vivida a primeira edição do Festival Estudantil de Cinema "Meteoro de ouro". O lançamento ocorreu nesta semana, no Centro Cultural Professor Benedito Rakowski, com as presenças da comissão organizadora do projeto e de professores de diferentes escolas do município.

Com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, a iniciativa é uma extensão do Instituto Federal do Paraná (IFPR), coordenada pela professora Katyuscia Sosnowski, que conta com o apoio do Departamento Municipal de Educação, Cultura e Desporto e do Núcleo Regional de Educação.

Ela consiste na produção de curtas-metragens pelos estudantes das escolas municipais, estaduais, federais e particulares de Coronel Vivida — acompanhados por um professor orientador —, buscando fomentar o aprendizado e a criação da linguagem cinematográfica nesses alunos entre o 5º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.

Conforme a professora Katyuscia, até então o projeto teve a adesão de 12 escolas, mas a expectativa é que outras também se inscrevam. "Para participar, é só acessar o nosso Instagram @meteorodeouro, no qual estão disponíveis o regulamento e a ficha de inscrição. Lembrando que os interessados têm até o dia 15 de abril para se inscrever".

A coordenadora do projeto acrescenta que serão premiados os dez curtas-metragens melhor avaliados pelo júris popular e técnico, durante a mostra que ocorrerá nos dias 08 e 09 de agosto, a partir das 19h. Já no dia 10 de agosto, às 19h30, serão conhecidos os ganhadores. "A premiação será em dinheiro ao professor orientador; troféu para a escola; além de certificados e camisetas aos estudantes", diz, convidando todas as escolas de Coronel Vivida a participar.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @meteorodeouro.