VOLUNTÁRIOS RECOLHEM CERCA DE 600 KG DE LIXO DO RIO IGUAÇU, CERCA DE 40% A MENOS SE COMPARADO À EDIÇÃO DO ANO PASSADO

Fotos: Apas e Eduar Menezes

Fotos: Apas e Eduar Menezes

Foi realizada, no domingo (03), a 12ª Limpeza do Rio Iguaçu no município de Sulina, no sudoeste do Paraná. Se comparada à edição do ano passado, houve uma redução expressiva na quantidade de lixo recolhida nessa ação promovida pela Associação dos Pescadores Amadores de Sulina (Apas): de uma tonelada, para cerca de 600 kg.

Conforme Selvino Lira (Cabo Lira), membro da Apas e organizador do evento, "isso demonstra que o nosso trabalho está sendo bem feito. Realmente está surtindo efeito, com a redução de lixo encontrado. Esperamos que, no ano que vem, seja coletado ainda menos lixo e que venham mais barcos", avaliou, completando que, entre os materiais, foram encontrados pneus, ferros, plásticos, utensílios domésticos e galões de agrotóxico; e que na ocasião também houve a soltura de alevinos.

Em relação a quantidade de participantes, essa edição contou com 46 barcos, totalizando em cerca de 200 voluntários, tanto de Sulina, como de outros municípios da microrregião, entre eles Coronel Vivida, Saudade do Iguaçu, Mangueirinha, Francisco Beltrão e Chopinzinho.

"Nosso evento está crescendo a cada ano. Agradecemos aos patrocinadores e aos participantes. Contamos, desde já, com a participação de todos no próximo ano", finalizou.