REBECA VENCENDO A MIELO, AJUDE VOCÊ TAMBÉM

Rebeca e sua família são moradores de Coronel Vivida (Crédito: Portal Vividense)

Rebeca e sua família são moradores de Coronel Vivida (Crédito: Portal Vividense)

A pequena Rebeca Mattos Medeiros tem nove anos, mora em Coronel Vivida com a sua família, e neste ano estudará no 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Prefeito Paulino Stedile.

Filha de Marianne e Gilberto Carlos Medeiros, e irmã de Maria Eduarda, ela nasceu com Mielomeningocele (foi diagnosticada ao nascer) e Hidrocefalia (diagnosticada com quatro meses de gestação).

De acordo com Marianne, a Mielo prejudicou o andar, a bexiga e o intestino, tendo que fazer o uso de fraldas, sendo também necessário passar sonda nela a cada 4h para retirar o xixi.

Ela também conta que Rebeca começou a caminhar há pouco tempo, porém com a ajuda de órteses e andador, uma vez que não consegue andar por um período longo.

Para isso, a família já realizou duas campanhas destinadas ao tratamento com fisioterapia no Chile. A campanha atual é para um tratamento com o uso de Células Tronco, focado no auxílio para a bexiga e intestino. Contudo, segundo Marianne, também irá ajudar no andar.

Sobre o tratamento com células-tronco, até então não é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista que ainda não é liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esse tipo de tratamento no Brasil. Tanto que o procedimento será realizado em Cidade do Leste, no Paraguai, em um hospital com médicos brasileiros, pois é o que está situado mais próximo à família.

O procedimento consiste em receber as células-tronco pela veia, medula e inalação, os quais serão feitos cinco vezes em um dia; e no dia seguinte ela retornará para casa. O custo é de 15 mil dólares.

Para poder realizar esse procedimento, a família está realizando uma ação entre amigos, com o sorteio de uma moto CG 160 Start. Foram colocados à venda 3.000 números, sendo que cada um pode ser adquirido a R$ 25, até o dia 20/03/2024.

Hoje, Rebeca faz a fisioterapia chilena Cuevas Medek Exercise, custeado pelo Estado, por meio de ordem judicial. Porém, no início, quando a família descobriu as doenças, precisou vender um carro para poder pagar as primeiras sessões, pois quase não ficava em pé, e já nas primeiras sessões o resultado foi muito satisfatório.

Fica o pedido para todos que puderem contribuir, adquirindo números, que entrem em contato pelo (46) 99912-0696. O sorteio será realizado no dia 30/03, na página do Facebook "Rebeca vencendo a mielo".