REVITALIZAÇÃO EM CONCRETO DE R$ 188 MILHÕES ENTRE PALMAS E CLEVELÂNDIA É HOMOLOGADA

DER

DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou em diário oficial a homologação da licitação da obra de restauração em pavimento rígido de concreto (whitetopping) da PRC-280, entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste.

Agora estão em andamento os trâmites internos para assinatura de contrato com o Consórcio Sanches Tripoloni – Consol, formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda. e Consol Engenheiros Consultores Ltda.

Serão investidos R$ 188.250.000,00 para executar a obra, em um prazo de 450 dias, sendo 90 para projetos e 360 para execução dos serviços do whitetopping. O prazo começa a contar a partir da data definida em ordem de serviço, que será emitida após a assinatura do contrato.

OBRA – Serão 45 quilômetros atendidos, iniciando logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto (também conhecido como Viaduto da Codapar), em Palmas, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. Serão contempladas as faixas de rolamento e acostamentos em todo este trecho, que receberão fresagem e reperfilagem para servirem como base para o novo pavimento de concreto.

Além de ser uma solução mais ágil que a substituição do pavimento, o processo é mais econômico e mais adequado ao tráfego da rodovia, um corredor logístico entre a região Sudoeste e o Porto de Paranaguá, no Litoral, com uma presença expressiva de caminhões de carga dos setores de agro e de indústria.

Este tipo de pavimento tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento flexível asfáltico, menores custos de manutenção e conservação, além de ser mais resistente ao tráfego de veículos pesados, mais seguro contra derrapagem e lidar melhor com drenagem de água da chuva.

A iniciativa integra o novo programa de Governo Paraná Concreto, que prevê a implantação e restauração de pavimentos com concreto em rodovias de todas as regiões do Estado.