DENÚNCIAS DE AMEAÇAS ENTRE JOVENS PREOCUPAM AUTORIDADES DE HONÓRIO SERPA

Assessoria de Comunicação PMHS - Ricardo Cesar Oliveira

Assessoria de Comunicação PMHS - Ricardo Cesar Oliveira

Recentes e constantes denúncias recebidas, principalmente pelo Conselho Tutelar, relatam ameaças entre adolescentes fora do ambiente escolar e no transporte dos alunos. A Administração Municipal também registrou, nos últimos meses, vandalismo causado aos veículos do transporte escolar pelos próprios alunos que se utilizam diariamente e gratuitamente deste serviço. O Departamento de Educação também tem atuado na busca pelos responsáveis dos estragos.
O prefeito Luciano Dias sempre determinou que a manutenção do Transporte Escolar fosse tratada como prioridade tanto para o conforto quanto para a segurança dos alunos e motoristas. Porém, além da manutenção preventiva, os danos por vandalismo se tornam um gasto a mais para os cofres públicos.
AS DENÚNCIAS
Em algumas situações, que chegaram de forma anônima, são descritos os tipos de armas brancas que determinados jovens carregam em suas mochilas. Seriam lâminas em geral como, por exemplo, facas, facões, tesouras e canivetes. Nos últimos dias, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar estiveram presentes nos colégios e ônibus para conversar e orientar diretamente os alunos sobre as consequências desse tipo de conduta e espera-se que as famílias possam colaborar para evitar que situações graves ocorram.
Nos últimos dias, o Conselho Tutelar tomou conhecimento de duas situações e realizou o atendimento . Em uma das situações, houve uma briga entre alunas de um colégio estadual, que repercutiu na região através de vídeos compartilhados no Whatsapp. O outro caso foi a apreensão de um objeto pontiagudo de metal em forma de haste que, segundo o aluno, seria usado para sua proteção se necessário. O objeto foi entregue, posteriormente, para um familiar do aluno.
REVISTA ÀS MOCHILAS
Para que ocorra uma revista às mochilas dos alunos, existe uma legislação que deve ser considerada de forma integral pelas autoridades de segurança. Porém, dentro de casa, os pais não precisam de lei alguma para saber o que os filhos estão levando para a escola, seja na mochila, nas roupas, etc.
Por isso, pede-se, mais uma vez, a colaboração das famílias. Além de verificar o que seus filhos estão carregando ao sair de casa, o diálogo é sempre muito importante. E os pais que têm dúvidas ou precisam de ajuda, podem e devem procurar a direção dos colégios e escolas, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar ou Departamento de Educação.