PARANÁ: 1,9 MILHÃO DE BENEFÍCIOS ANTECIPADOS NO 13º DO INSS

Ao todo, R? 3,67 bilhões de recursos repassados pelo Governo Federal vão ser injetados na economia do estado

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

O Paraná é o segundo representante da Região Sul e a sexta Unidade da Federação com maior número de depósitos antecipados do abono anual da Previdência Social, popularmente conhecido como 13º do INSS.

Serão mais 1,97 milhão de antecipações, o que deixa o estado atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia, os únicos do país com mais de dois milhões de antecipações. Com os repasses do Governo Federal, a economia paranaense receberá uma injeção R? 3,67 bilhões.

Os depósitos da primeira parcela têm início nesta quinta-feira, 25/5, para beneficiários da faixa de até um salário mínimo (R? 1.320), e seguem até 7 de junho para os que têm direito ao teto da Previdência (R? 7.507,49). A segunda parcela começa a ser paga no fim de junho. O valor a ser recebido pode ser conferido no site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

O abono é voltado a segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2023, tenham recebido auxílio por aposentadoria, pensão por morte, incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

O 13º do INSS é usualmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro. A antecipação foi anunciada no início do mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alcança todos os estados.


Em todo o país, mais de 30 milhões de beneficiários receberão as antecipações e mais de 32,62 milhões de benefícios serão pagos (uma pessoa pode receber mais de um benefício). O total do investimento federal é de R? 62,6 bilhões.

"A média salarial de quem recebe o benefício é de R? 1.700. É um dinheiro usado para completar a renda da família, para ajudar o neto, para comprar uma coisinha a mais", afirmou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em entrevista à Voz do Brasil. "Esse dinheiro circula. É mais gente comprando, mais gente vendendo, mais gente produzindo. E é a melhor e mais inteligente forma de distribuir riqueza: salário".