RATINHO JUNIOR E DARCI PIANA TOMAM POSSE PARA MAIS QUATRO ANOS DE MANDATO

Jonathan Campos/AEN

Jonathan Campos/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e seu vice, Darci Piana, foram empossados neste domingo (1¬ļ) para o segundo mandato consecutivo à frente do Governo do Estado. A cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa do Paran√° (Alep), onde ele proferiu o juramento e assinou o termo de posse junto da Mesa Diretora da Casa.

Ratinho Junior foi reeleito com mais de 4,2 milhões de votos, a maior votação absoluta da história do Paran√°, e como o segundo governador proporcionalmente mais votado entre os 27 estados e o Distrito Federal. Em um discurso emocionado, ele se comprometeu com uma gestão de continuidade, com foco em melhorar indicadores que fizeram do Estado uma refer√™ncia em diversas √°reas nos últimos quatro anos.

"Com um ambiente econômico saud√°vel, menos burocracias e boas políticas de atração de investimentos, o Estado conseguiu aliar o crescimento da economia, mesmo diante dos impactos da Covid-19, à promoção de uma agenda ambiental sólida e reconhecida globalmente", salientou Ratinho Junior. "Investimos de forma robusta nos 399 municípios, tirando do papel aquilo que prometiam h√° 30 ou 40 anos. Com muito orgulho, podemos dizer que temos, hoje, um Paran√° melhor, mais competitivo, moderno, humano, inovador e mais sustent√°vel".

Assim como fez após a conclusão das eleições e em sua diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paran√° (TRE/PR), Ratinho Junior agradeceu a confiança da população paranaense e o trabalho de toda a equipe que o apoiou durante a sua campanha. "Hoje é um dia muito especial na minha vida porque marca o começo de um novo grande ciclo. É o dia de agradecer todos os paranaenses por acreditarem em mim, este pé vermelho que chegou em Curitiba h√° 36 anos. Sou um sonhador e quero que nosso Estado seja um pequeno pedaço do que o Brasil pode ser", disse.

O governador citou avanços em diversas √°reas, com destaque para os programas sociais que ajudaram a transformar a vida de milhões de paranaenses. "Sinto orgulho de dizer que conseguimos vencer as dificuldades e uma enorme satisfação de ver o sorriso dos paranaenses com os programas que levaram mais casas às famílias vulner√°veis, comida na mesa de quem precisava, saúde e atendimento médico para as cidades mais afastadas e também levaram os alunos da rede estadual para intercâmbios internacionais", disse.

Outro destaque no discurso de Ratinho Junior foram as grandes obras executadas pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos, como a construção da segunda ponte em Foz do Iguaçu, a revitalização da Orla de Matinhos e v√°rios investimentos estruturantes. "Foram mais de R$ 8 bilhões investidos em obras e outros R$ 4 bilhões na melhoria das estruturas das cidades. Isso foi possível porque criamos, no começo da gestão, um Banco de Projetos Executivos como uma política permanente de Estado, acelerando investimentos fundamentais em todas as regiões do Paran√°", afirmou.

"Entramos em 2023 muito otimistas. Trabalhamos muito nos últimos quatro anos em prol dos paranaenses e podemos fazer muito mais. Vamos gerar cada vez mais empregos, atrair mais negócios e investir nos municípios", ressaltou o governador. "Mapeamos, nesses primeiros anos, as nossas maiores dificuldades e potencialidades. Agora, vamos nos concentrar naquilo que podemos melhorar e transformar em excel√™ncia aquilo que j√° temos de bom. O Paran√° é e continuar√° sendo uma terra de oportunidades".

VICE-GOVERNADOR – O vice-governador Darci Piana também destacou a continuidade do projeto político que fez com que o Paran√° se destacasse nacional e internacionalmente, chegando à quarta maior economia brasileira.

"Apesar de tudo o que j√° fizemos nos últimos quatro anos, ainda h√° muitas coisas a serem feitas. Por isso, vamos continuar trabalhando em um ambiente de paz para fazer com que a nossa economia cresça, gere empregos e oportunidades para todo o mundo", afirmou, logo após assinar o seu termo de posse.

LEGISLATIVO – No discurso de abertura da sessão solene, o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, elogiou a condução do Poder Executivo durante o primeiro mandato. "Encerramos um ciclo em que o Paran√° superou grandes dificuldades e se mostrou um Estado de vanguarda, sendo uma das maiores economias brasileiras, fruto da excelente gestão capitaneada pelo governador Ratinho Junior", disse.

"A Assembleia é a caixa de ressonância das vontades da população paranaense, que desde 2019 deu sustentação ao governo. O Poder Legislativo continuar√° com esse compromisso para que o povo paranaense possa se orgulhar do seu governo e dos representantes que escolheram", complementou.

REVISTA DA TROPA – Após o encerramento da sessão solene de posse, o governador e o vice-governador deixaram a Alep rumo ao Pal√°cio Iguaçu. No caminho, o governador fez a tradicional revista à tropa da Polícia Militar do Paran√°, na Avenida Cândido de Abreu, ao lado do chefe da Casa Militar, o tenente-coronel Sérgio Vieira Benício.

CURRÍCULOS – Carlos Massa Ratinho Junior tem 41 anos e é natural de Jandaia do Sul, na região do Vale do Ivaí. Formado em Marketing e pós-graduado em Direito, atuou como empres√°rio no ramo da comunicação até ingressar na vida política, aos 21 anos, quando se elegeu deputado estadual. Depois, foi eleito duas vezes deputado federal e retornou à Assembleia Legislativa, além de ter sido secret√°rio de Desenvolvimento Urbano do Paran√°.

Darci Piana nasceu em Carazinho, no Rio Grande do Sul. É economista, contador e empres√°rio. Foi presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paran√°, sendo reeleito para sucessivos mandatos e atualmente est√° licenciado do cargo. Também presidiu o Paran√° Clube, o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios no Estado do Paran√°, o Conselho do Paranacidade e o Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. É, ainda, membro da Academia Paraense de Letras.

Em 2018, Ratinho Junior foi eleito governador em primeiro turno por 3,2 milhões de paranaenses, o equivalente a 60% dos votos v√°lidos à época. Em 2022, 4.243.292 eleitores, ou quase 70%, optaram pela sua continuidade no cargo.

NOVO SECRETARIADO – Até o momento, Ratinho Junior oficializou os nomes de 14 secret√°rios que vão compor o primeiro escalão de governo ao longo dos próximos quatro anos. Os próximos nomes serão anunciados ao longo da semana.

Casa Civil: João Carlos Ortega

Administração e Previd√™ncia: Elisandro Pires Frigo

Agricultura e Abastecimento: Norberto Ortigara

Casa Militar: Sérgio Vieira Benício

Cidades: Eduardo Pimentel

Cultura: Luciana Casagrande Pereira

Educação: Roni Miranda

Esporte: Helio Wirbiski

Indústria, Comércio e Serviços: Ricardo Barros

Inovação, Modernização e Transformação Digital: Marcelo Rangel

Planejamento: Guto Silva

Saúde: Beto Preto

Segurança Pública: Hudson Leôncio Teixeira

Procuradoria-Geral do Estado: Leticia Ferreira da Silva