PROCON BUSCA SOLUCIONAR PROBLEMAS JUNTO ÀS OPERADORAS VIVO E OI EM CORONEL VIVIDA

PROCON BUSCA SOLUCIONAR PROBLEMAS JUNTO ÀS OPERADORAS VIVO E OI EM CORONEL VIVIDA

Recentemente, o Procon de Coronel Vivida, o Procon Estadual e a diretora do Fórum dos Procons Paraná se reuniram com o jurídico e técnicos da empresa de telefonia Oi.

Na pauta, estava a melhora da prestação de serviços de suporte técnico, em caso de defeitos na linha telefônica, assim como mais celeridade na solução dos problemas dos consumidores em Coronel Vivida.

Além disso, o Procon solicitou que a empresa solucione o mais breve possível a situação das linhas telefônicas do município.

A justificativa apresentada pela companhia telefônica é de que a tecnologia de cobre está sendo substituída pela tecnologia de fibra, o que irá melhorar a qualidade da prestação de serviço e segurança em razão dos furtos do fio de cobre.

Para as áreas que não serão beneficiadas inicialmente pela tecnologia de fibra, a empresa está encaminhando um aparelho com tecnologia WLL, que funciona na mesma rede de celular.

E, para os consumidores que estão com suas linhas fixas com problemas, foram enviados técnicos de Santa Catarina, que estão atuando no município para realizar os reparos e sanar os problemas dos consumidores.

"Caso algum consumidor esteja com problema na linha, pedimos que entre em contato com o Procon, para que sejam tomadas medidas junto à empresa", explica o coordenador geral do Procon de Coronel Vivida, Willian De Liberalli.

Ele acrescenta que, "caso a empresa decida não contemplar a região com a tecnologia de fibra e se a tecnologia WLL não funcionar, deverá ser mantidos os serviços por meio do fio de cobre".

Direito

Segundo Willian, o desligamento unilateral das linhas telefônicas fere o direito dos consumidores e configura falha na prestação de serviços, estando o Procon vigilante na situação.

"O Procon esclarece que, para as demais regiões que tiverem o sistema de cobre substituído pela tecnologia da fibra, não poderá haver aumento de valor com a mudança da tecnologia, devendo apenas o consumidor manifestar a adesão, sem a necessidade de nova contratação".

Vivo

Em relação a operadora Vivo, que ultimamente tem sido frequente a falha nos serviços do 4G em Coronel Vivida, Willian informa que, segundo a gerente de relacionamento da Vivo, o serviço foi finalizado. "A princípio, é para estar operando normalmente; sendo que, nesse momento, estão arrumando o GSM 3G. A previsão é que tudo esteja normalizado até 17/12/2022".

O Procon e a própria Vivo pedem para que os consumidores verifiquem o funcionamento do sinal, e caso constatem má qualidade, que informem ao Procon, para que esse comunique à responsável na Vivo.

O Procon em Coronel Vivida está situado na praça Ângelo Mezzomo, ao lado da prefeitura, no antigo Fórum de Justiça.