Natural de Coronel Vivida, dona Juvelina Tereza de Albuquerque mora e sempre morou na comunidade de Rio Quieto. Ela é uma das mulheres agricultoras, que comercializa os seus produtos junto à feira da agricultura familiar, na praça José Auache.
Viúva, dona Juvelina mora com o filho Jair Roberto Albuquerque e o neto Gabriel, os quais lhe ajudam na propriedade da família. Ela gosta tanto da vida do campo, que não pensa em sair de lá.
A agricultora comercializa panificados quinzenalmente na feira, além de frutas e verduras (em determinadas épocas do ano). Ainda, a família possui nove vacas de leite, sendo que a produção é vendida ao laticínio.
Ela relata que, todos os dias, acorda às 5h da manhã. Nas semanas em que vende os seus panificados na feira, a agricultora revela que a produção começa ainda na segunda-feira. Pois a variedade e quantidade de cada produto não é pouca. São várias opções de bolachas, além de cucas, broas de milho, palitinhos salgados e pães.
"Desde menina, aprendi a cozinhar com a minha mãe, dona Amábile Framento da Silva. Naquele tempo, utilizei esse aprendizado para ajudar no preparo em casa. Mas que hoje contribui para o sustento da nossa casa", afirma dona Juvelina, acrescentando que não há um produto que prefira fazer. Todos ela gosta de preparar, com muito carinho e capricho.
Início
Dona Juvelina é uma das agricultoras que participa desde o início do atual grupo da feira da agricultura familiar em Coronel Vivida, há mais de 12 anos. Ela, inclusive, fez parte de um outro grupo de feirantes, criado há cerca de 20 anos e que, posteriormente, encerrou as suas atividades.
Nesse intervalo, em que não trabalhou na feira, ela continuou produzindo panificados. Porém, fornecendo-os ao Programa Fome Zero (criado em 2003, pelo Governo Federal).
Em relação ao grupo de participantes da Feira da Agricultura Familiar, dona Juvelina o considera maravilhoso. "É mais do que uma família para mim", resume.
Ela agradece, "de coração, a todos os que participam da feira, adquirindo os nossos produtos. Realmente, são produzidos com muito amor e carinho. Também aproveito para agradecer as companheiras feira. Um forte abraço a todos, e desejo que Deus continue abençoando-os sempre".
Quer saber mais sobre a série "Mãos que fazem"? Clique no link abaixo: