CORONEL VIVIDA REALIZA AÇÃO EM APOIO ÀS MULHERES, VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Portal Vividense

Portal Vividense

Na última sexta-feira (18/11), as mulheres de Coronel Vivida tiveram a oportunidade de contar com atendimentos e informações sobre a violência contra a mulher, por meio do Ônibus Lilás [projeto do Governo do Estado, que presta orientação psicológica e jurídica às vítimas de violência, em um espaço reservado e sigiloso para elas].

A vinda da ação a Coronel Vivida, na praça José Auache, ocorreu com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Conforme a psicóloga do CREAS, Thuane Silva, a Secretaria de Assistência Social e o CREAS resolveram trazer o Ônibus Lilás, tendo em vista que, na próxima sexta-feira, 25 de novembro, é o Dia Internacional da Luta Contra a Violência a Mulher. E essa é uma das várias ações alusivas à data, neste mês de novembro.

Programação

Além de receberem informações e orientações, as mulheres também puderam participar de dinâmicas voltadas à autoestima e à autoimagem, "para se perceberem e resgatarem o "eu", que muitas vezes fica esquecido por conta do momento de sofrimento no relacionamento abusivo, ou estar em situação de violência", destaca Thuane.

Para isso, o evento contou também com uma equipe composta por assistentes sociais e psicólogas do Município; bem como advogadas disponibilizadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para orientações jurídicas.

Além disso, foram convidadas outras entidades para participar, como o curso Técnico de Estética, do Colégio Estadual Arnaldo Busato (CEAB) — que proporcionou massagem relaxante durante todo o dia às mulheres que ali passaram —; e desenvolvidas outras ações voltadas à saúde.

Demanda

De acordo com a psicóloga do CREAS, infelizmente a demanda de violência doméstica é muito grande em Coronel Vivida. "Assim, intensificamos sobre a prevenção. No CREAS, é realizado o atendimento; acolhimento; escuta; e, se preciso, fazemos o encaminhamento de mulheres vítimas de violência", diz.

Ela acrescenta que, por isso, o grande objetivo foi desmistificar a violência contra a mulher. "A ação não foi apenas destinada para quem está sofrendo algum tipo de violência, mas para você saber que pode ser um agente para transmitir as informações; e ajudar outras mulheres que estejam vivendo essa situação e não sabem como agir".

Thuane lembra que todos os departamentos de políticas públicas do Município estão de portas abertas. "Quem preferir, pode buscar ajuda no CREAS, de segunda a sexta-feira. Não é necessário agendar horário", destaca, completando: "Além da Delegacia da Polícia Civil, também há o canal Disque 181, por meio do qual a denúncia pode ser feita de forma anônima. Por isso, é importante que toda a população abra os olhos e ajude as mulheres que estão sofrendo alguma violência", finaliza.