Parceria possibilita cursos de Inclusão Digital a idosos de Coronel Vivida

Crédito: Assessoria/IFPR

Crédito: Assessoria/IFPR

Cerca de 40 idosos de Coronel Vivida estão sendo atendidos com o curso de Inclusão Digital, oferecido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).

As aulas, que iniciaram na última terça-feira (13) e serão realizadas semanalmente, ocorrem por meio de uma parceria entre o campus do IF de Coronel, a Prefeitura e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), que resultou a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI).

De acordo com o professor Paulo Nunes, os conteúdos são importantes para possibilitar aos alunos o conhecimento de aplicativos dos seus celulares. "Passamos para eles alguns comandos básicos, mas muito importantes e úteis, tais como agenda telefônica e demais aplicativos. Com o tempo, trabalharemos de forma mais aprofundada alguns outros conceitos relevantes para conhecer melhor seus aparelhos".

Uma das alunas é Marli Gilioli, de 59 anos. Ela conta que teve interesse em participar das aulas no IFPR para ter acesso a novos conhecimentos do mundo digital. "Hoje em dia não importa a idade. A gente precisa sempre estar atualizada. E, participar das aulas no IF, é uma forma de aprender coisas novas e importantes para nossa vida".

Estudantes

Os encontros também contam com a participação dos estudantes dos cursos técnicos do Instituto, que atuam como monitores. Seis estudantes auxiliam os participantes do projeto na condução dos conteúdos repassados pelo professor. Além do auxílio, a contribuição deles também é importante na troca de experiências intergeracionais.

"Foi muito bacana participar das aulas, porque além de ajudarmos na condução das aulas, conhecemos um pouco mais da vida deles. Está sendo uma experiência muito interessante", afirma o estudante Kevyn Zornita de Quadros, do 3º ano do curso Técnico em Cooperativismo.

A estudante Maria Clara Miglioranza também está achando a experiência muito enriquecedora. "São atividades muito inovadoras, porque podemos também aprender coisas novas enquanto os ajudamos durante as aulas. Quando o professor fala alguma coisa, temos a oportunidade de contribuir com novas explicações para fazer eles entenderem os conceitos da tecnologia", diz ela, que também estuda no 3º ano de Cooperativismo.

Outras atividades

Além das aulas de Inclusão Digital, os idosos do município também podem participar do curso de Canto Coral, às segundas-feiras, oferecidas pela Prefeitura. As inscrições para participar da UNATI continuam abertas.

Crédito: Assessoria/IFPR

Crédito: Assessoria/IFPR

Crédito: Assessoria/IFPR