68ª Festa de São Roque de Coronel Vivida supera expectativas

Fotos: Portal RVP

Fotos: Portal RVP

A 68ª Festa de São Roque de Coronel Vivida (PR) aconteceu de 1º a 16 agosto de 2022, com o lema: "Com São Roque, em caminho sinodal na comunhão, participação e missão".

A programação religiosa contou com a solene entrega de imagens de São Roque na Associação Comercial de Coronel Vivida (ACIVI), que percorreu o comércio local e famílias. A celebração antecipada da Semana da Família, de 07 a 13 com apresentação de 35 casais de noivos que iniciaram a preparação para o matrimônio, e todas as noites houve oração, bênção e reflexão para a família com os temas: renovação do amor conjugal, educação dos filhos na fé, Espírito Santo na vida cotidiana, viver a fé e o amor em família e São Roque, um jovem em missão, encerrando a noite do dia 13 com um evento juvenil.

Também o tríduo votivo ao padroeiro com os temas: São Roque e a comunhão, São Roque e a participação e São Roque e a missão. Ainda dentro da programação, no dia 14, houve a Primeira Comunhão de 35 adolescentes da matriz. Vale destacar que a imagem do padroeiro visitou os 11 setores das comunidades rurais e três setores urbanos com celebrações bem preparadas e alegres. Quando as famílias receberam um envelope para realizar uma oferta em prol das obras de reforma da Igreja Matriz.

Programação festiva

A programação festiva contou com quatro momentos, no dia 06, a Noite da Sopa, na Associação dos Motoristas de Coronel Vivida (AMOVI), onde foram servidos 450 jantares. De 10 a 13 a comercialização das tradicionais cucas alemãs, foram vendidas 1.560 unidades. No dia 13, foram comercializados 500 kg de assados de leitão e no dia 14 foram vendidos 850 kg de carne de gado. Devido as obras de reforma da Igreja Matriz não foi possível realizar a festa aberta para a comunidade porque as celebrações acontecem no Centro Comunitário. Apenas se vendeu churrasco no Dia dos Pais para comer em casa.

Dia de São Roque

A programação foi encerrada na terça-feira, dia 16, com celebração da Santa Missa solene com o tema "São Roque e a missão", contanto com as famílias que trouxeram as imagens dos padroeiros das comunidades, a presença da sociedade civil organizada, e além dos três padres da Paróquia (Judinei Vanzeto, Lino Baggio e Jocemar Malinoski), também marcaram presença os padres do Decanato de São João: Pe. Nelson Marosca (Pároco de São Jorge) e Frei Diomedes Basi, de Chopinzinho, e o Pe. Roberto Baroni (Pároco de Honório Serpa). Vale lembrar que o Coral São Roque emocionou os presentes com vozes e instrumentos.

Ao final da celebração aconteceu uma novidade, ou seja, os padres deram bênção aos animais domésticos, com referência ao cão que acompanha a imagem de São Roque. "Não vamos humanizar os animais e esquecer das pessoas. Vamos cuidar dos animais e cuidar ainda mais das pessoas", destacou na homilia padre Judinei.

Segundo o pároco, padre Judinei Vanzeto, "esta celebração será um marco de conversão pessoal e comunitária. Uma conversão pastoral de uma necessária mudança de mentalidade em nossas comunidades. Após a festa vamos retomar as visitas e os apontamentos obtidos na escuta sinodal, pois a Igreja existe para dar continuidade a missão de Jesus Cristo. Também quero aproveitar para agradecer a todas as pessoas que se dedicaram para que tudo fosse realizado com amor e doação nas diferentes equipes de serviços das festividades".

Após a foi servido um almoço para as lideranças do Conselho de Pastoral Paroquial e Conselho Econômico Administrativo, no centro comunitário do bairro Madalozzo.


RVP

RVP

RVP