Atletas de bolão buscam patrocínio em Coronel Vivida

Crédito: Portal Vividense

Crédito: Portal Vividense

A equipe feminina vividense de bolão tem se destacado, cada vez mais, no cenário das competições; fruto de muita dedicação por parte das atletas.

Somente neste ano, elas já conquistaram excelentes resultados em competições realizadas em municípios paranaenses e até de outros estados. A expectativa é que, até no final deste ano, elas participem em aproximadamente 30 eventos esportivos.

Composto por cerca de 20 atletas, o grupo treina todas as terças e quintas-feiras na Associação dos Motoristas Vividenses (Amovi), sendo que a maioria delas é de Coronel Vivida.

Além da dedicação nos treinos, na maior parte das competições, elas precisam investir do próprio bolso para inscrição, alimentação e hospedagem; uma vez que não possuem patrocinadores fixos.

Conforme Karla Farias — que pratica o esporte há mais de 25 anos, incentivada pelo seu pai —, isso se deve ao amor que elas têm pelo esporte.

"Muitas vezes, tiramos dinheiro do próprio bolso para seguir competindo. Não contamos com um patrocinador oficial. A prefeitura contribui com o nosso transporte e algumas empresas colaboram esporadicamente", conta.

Alinhado a isso, as atletas costumam realizar ações, como jantares e outras promoções para angariar fundos. "Mesmo com as premiações [que parte é em dinheiro e conquistamos nas competições], não é possível cobrir todas as despesas", acrescenta.

Assim, ela e as demais atletas estão buscando o apoio de patrocinadores, para que possam dar andamento nesse trabalho que elas desenvolvem, representando Coronel Vivida.

Mais de 30 anos de esporte

Maria Lúcia Machado (mais conhecida como Mari) é uma das integrantes que está há mais tempo na equipe. De seus 66 anos de idade, há mais de 33 se dedica à prática do bolão.

Ela, que é natural de Arroio Trinta (SC), mora há muitos anos em Coronel Vivida e conta que começou a praticar a modalidade em um período que morou em Pinhão (PR).

"Certo dia, estávamos reunidos com a vizinhança em um almoço de domingo e um dos vizinhos nos convidou para que fôssemos "brincar" no bolão. Não conhecia nada sobre a modalidade, mas a partir dali nunca mais parei", relembra ela, que é uma das atletas que está mais tempo na equipe vividense, a qual inclusive ensinou muitas das companheiras com quem treina hoje.

Competições

A coordenadora da equipe de bolão, Sirlei Piva, destaca que os excelentes resultados nas competições são frutos da dedicação das atletas, "ao comprometimento que elas têm nessa longa trajetória".

Ela ressalta as importantes conquistas obtidas até aqui, nesse ano. "Em especial, as vagas que conquistamos nos naipes feminino e masculino para disputar a final do Campeonato Estadual de Bolão em 2022. Nessa competição, caso estejamos entre as cinco primeiras equipes do estado, vamos garantir as nossas vagas para o Campeonato Brasileiro de 2023".

Além de convidar a população para prestigiar a equipe nas competições, quando ocorrem no município, e também para que empresas possam vir a patrocinar as atletas, Sirlei convida para que novas pessoas ingressem na modalidade.

"A participação dos jovens no bolão é muito importante, pois vão garantir a continuidade da modalidade. Também convidamos atletas, que nunca foram federados, que venham se inscrever para estar participando das competições, promovendo também um incentivo maior aos jovens".

Ela completa que o bolão não é apenas um esporte, mas por meio dele são construídos laços de amizade muito fortes. "Existe um carinho e respeito enormes entre os participantes, estendendo isso para todas as regiões aonde vamos para jogar".

Para quem tiver interesse em patrocinar o bolão em Coronel Vivida ou participar das equipes [tanto do sexo feminino, quanto do masculino], pode entrar em contato com a Amovi. Ou com as atletas Karla, pelo (46) 9 9914-4552; ou Sirlei, pelo (46) 9 9976-3406.

Sobre o bolão

Bolão é uma modalidade esportiva, parecida com o boliche, porém com algumas diferenças: é composta por uma pista de madeira, com nove pinos de plástico ou madeira, sendo que as bolas usadas para o arremesso são feitas de madeira ou resina. O objetivo é que cada jogador arremesse essas bolas na pista, acertando o maior número de pinos possível.